Controle financeiro 3 de fevereiro de 2021 | Por Tabata Martins

Aprenda a programar os gastos com a volta às aulas e a retomada da rotina

Sim! Já estamos em fevereiro de 2021. Parece brincadeira, não é mesmo? Mas, atenção! Pois, o tempo não para e, quando o assunto é educação financeira, você não pode comer mosca. Por isso, no post de hoje, vamos te ensinar a como programar os gastos com a volta às aulas e a retomada da rotina, mesmo que ainda em meio ao ‘novo normal’ desencadeado pela pandemia de Covid-19.

 Mapear as despesas diárias é essencial!

Na hora de como programar os gastos com a volta às aulas e a retomada da rotina, mapear as despesas é essencial! E isso deve ser feito diariamente e da forma que for mais fácil e adequada à sua realidade. Então, se vive sozinho, clique aqui e confira 3 dicas para iniciar o planejamento financeiro pessoal. Mas, se mora com a sua família e tem filhos (as), clique aqui e saiba que dinheiro não é coisa só de adulto. Além disso, não deixe de clicar aqui e conhecer 5 aplicativos para colocar a educação financeira em prática.

Eliminar os ‘gastos invisíveis’ irá te ajudar

Outra atitude que irá te ajudar a programar os gastos com a volta às aulas e a retomada da rotina é eliminar os chamados ‘gastos invisíveis’, que são aqueles que passam despercebidos ao longo do mês, como taxas, serviços e/ou compras que não são primordiais para a sua sobrevivência e de sua família. Pode parecer bobagem, mas, quando colocadas na ponta do lápis, as despesas supérfluas podem somar o valor de uma mensalidade escolar e/ou da compra do mês no supermercado, por exemplo. Fique atento (a) !

 Proteja-se contra decisões compulsivas

Para ter uma efetiva programação dos gastos com a volta às aulas e a retomada da rotina você precisa se proteger contra às decisões compulsivas. E isso inclui compras por impulso em decorrência das promoções/liquidações de começo de ano. Uma boa dica nesse período é trocar os passeios nos shoppings e outros tipos de estabelecimentos comerciais por parques, praças e/ou museus durante os fins de semana. Além disso, quando realmente precisar comprar algo, procure dar prioridade para as lojas físicas, já que muitos sites possuem sistemas de rastreamento que fazem de tudo até você cair em tentação. Proteja-se e seja firme! Você consegue!

Viu como programar os gastos com a volta às aulas e a retomada da rotina não é algo impossível? Pois é! Aproveite que já está nesse clima, clique aqui e dê uma olhada nos 4 passos para economizar na compra do material escolar dos filhos que também separamos especialmente para você.