Controle financeiro 15 de julho de 2020 | Por Tabata Martins

Educação financeira infantil: dinheiro não é coisa só de adulto!

Você é pai ou mãe e acha que dinheiro é coisa de adulto? Se sim, você precisa ler este post até o fim. Afinal, foi escrito para te alertar que está errado (a) e que educação financeira infantil é algo que pode te ajudar e muito a formar seres humanos melhores e com corretos hábitos de consumo.

O que é educação financeira infantil?

Educação financeira infantil nada mais é do que capacitar uma criança a fazer o melhor uso do dinheiro desde cedo para que, assim, ela aprenda a lidar com questões relacionadas a consumo de maneira natural e produtiva no decorrer de toda a sua vida, principalmente, quando crescer e tiver alguma renda.

A educação financeira infantil também é uma forma de você fazer com o que o seu filho (a) saiba qual é o real valor do dinheiro para que não seja vítima do mundo consumista em que vivemos.

Qual é a importância da educação financeira infantil?

A educação financeira infantil é importante por ser, praticamente, a base para que você consiga criar filhos (as) mais conscientes e evitar que, no futuro, eles desenvolvam comportamentos indisciplinados e más condutas financeiras, como o temido endividamento e a eterna dependência dos pais, por exemplo.

Por isso, blindar os pequenos de assuntos sobre finanças é um grande erro! Ao fazer isso, você contribui e, praticamente, ensina a eles a não terem uma boa relação com o dinheiro, que, você querendo ou não, faz sim parte da vida deles, mesmo que de maneira mais superficial.

Como abordar a educação financeira infantil?

Apesar da real necessidade de o dinheiro ser tratado como algo natural para as crianças, isso não quer dizer que você não precisa ter cuidado para abordar esse tema com elas. Pelo contrário!

O processo de aprendizagem na infância ocorre de maneira muito simples e espontânea, guiando, inclusive, as escolhas da adolescência e da vida adulta do seu filho (a). Por isso, para ensinar uma criança a como lidar com o dinheiro, prefira momentos em que ela mesma faça perguntas relacionadas. Assim, a educação financeira infantil acontecerá no tempo certo, de forma leve e natural.

Agora, se seu filho (a) não fizer nenhuma pergunta sobre dinheiro, o incentive em momentos de compras ao explicar coisas simples, como:

  • O que é o dinheiro

  • Para que ele serve

  • Como você faz para ganhá-lo

Ah… Dê preferência por exemplos práticos e nada de associar lazer a consumo. Sempre ao sair de casa com os pequenos, deixe claro qual é o tipo de atividade que eles irão fazer com você, sendo recreativa ou de compras, por exemplo.

Evite comparar o prazer de passear com o ato de consumir. Isso irá prevenir a distorção do real motivo do consumo, que, na infância, deve ser ditado, primordialmente, pelas necessidades.

Viu como dinheiro não é coisa só de adulto? Então, aproveite que aprendeu essa lição e confira 3 dicas para iniciar o planejamento financeiro pessoal. Assim, você irá conseguir ser um bom exemplo para seu filho (a)!