Controle financeiro 17 de janeiro de 2024 | Por Tabata Martins

Está com problemas financeiros? 5 passos de como cuidar da sua saúde financeira neste começo de ano

Você sabia que, até dezembro de 2023, 8 em cada 10 famílias brasileiras estavam endividadas e um terço tinha dívidas em atraso? Pois é! Esses dados são fruto da Pesquisa do Instituto Locomotiva e MFM Tecnologia e foram divulgados por meio do Relatório Raio-x dos Brasileiros em Situação de Inadimplência. E você? Também está com problemas financeiros? Se sim, confira 5 passos de como cuidar da sua saúde financeira neste começo de ano.

Passo 1 de como cuidar da sua saúde financeira neste começo de ano: FAÇA UMA RESTROSPECTIVA DE RENDA E GASTOS DE 2023

O passo 1 de como cuidar da sua saúde financeira neste começo de ano é que FAÇA UMA RETROSPECTIVA DE RENDA E GASTOS DE 2023. Ou seja, separe um tempo e crie uma tabela ou lista, no Excel, celular e/ou caderno, o que preferir, e anote tudo que entrou e saiu da sua conta bancária em 2023. E, depois disso, responda para si mesmo as seguintes perguntas:

 

Feito isso, faça um balanço se a conta fechou ou não, assim como identifique erros e acertos do ano anterior.

Passo 2 de como cuidar da sua saúde financeira neste começo de ano: FAÇA UMA PREVISÃO DE RENDA E GASTOS PARA 2024

O passo 2 de como cuidar da sua saúde financeira neste começo de ano é que FAÇA UMA PREVISÃO DE RENDA E GASTOS DE 2024. Ou seja, separe mais um tempo para criar outra tabela ou lista, no Excel, celular e/ou caderno, o que preferir, para anotar tudo que deve entrar e sair da sua conta bancária em 2024.

A ideia com isso é que construa um planejamento financeiro, que inclui separar as contas fixas (luz, água, Internet, telefone, escola, plano de saúde, etc) das contas variáveis (compras, remédios, cartão de crédito, lazer, etc). Pois, dessa forma, fica bem mais fácil de você visualizar o quanto do seu orçamento já está comprometido em cada mês e, consecutivamente, evitar fazer novas dívidas.

Passo 3 de como cuidar da sua saúde financeira neste começo de ano: CORTE GASTOS DESNECESSÁRIOS

O passo 3 de como cuidar da sua saúde financeira neste começo de ano é que CORTE GASTOS DESNECESSÁRIOS. E isso porque, depois de fazer uma retrospectiva da sua renda e gastos em 2023, assim como uma previsão referente para 2024, você já tem condições de identificar com o que pode economizar nos próximos meses com o intuito de conquistar uma vida financeira realmente saudável, sem gastar mais do que ganha e conseguindo poupar alguma quantia todo mês.

Passo 4 de como cuidar da sua saúde financeira neste começo de ano: FAÇA UM PLANEJAMENTO DE LAZER

O passo 4 de como cuidar da sua saúde financeira neste começo de ano é que FAÇA UM PLANEJAMENTO DE LAZER. Isso mesmo! Os momentos de prazer também devem ser planejados financeiramente. E, para isso, é importante que, neste começo de ano, já faça um calendário de feriados em que deseja, por exemplo, fazer uma viagem e comece a juntar dinheiro para tal, mas sempre estipulando um teto máximo de gastos, ok?

Ah…O mesmo vale para as suas férias! Não deixe para fechar pacotes de viagens ou de festas de fim de ano de última hora, pois a chance de você gastar mais do que pode é grande!

Passo 5 de como cuidar da sua saúde financeira neste começo de ano: DETERMINE METAS DE INVESTIMENTOS

O passo 5 de como cuidar da sua saúde financeira neste começo de ano é que DETERMINE METAS DE INVESTIMENTOS. Ou seja, depois de avaliar, cuidadosamente, o seu orçamento de 2024, defina um percentual da sua renda que você poupará e irá investir todo mês. E, para não cair na armadilha de não conseguir poupar mensalmente alguma quantia, o ideal é que crie maneiras de te forçar a, todo santo mês, guardar algum dinheiro, como é o caso do investimento em previdência privada.

Ainda não sabe muito sobre previdência privada? Então, te convidamos a CLICAR NA IMAGEM ABAIXO e descobrir, junto com Letícia Ataíde, Diretora de Investimentos da Mais Previdência, para o que serve previdência privada.