Controle financeiro 10 de junho de 2020 | Por Tabata Martins

3 dicas para iniciar o planejamento financeiro pessoal

Se eu morrer amanhã vou ter guardado dinheiro para quê?  

 

 Se eu parcelar em 10 vezes no cartão de crédito não vou nem sentir!  

 

 O importante é ser feliz!  

 

 Eu deveria ganhar mais!  

 

 Eu mereço, é só hoje!  

Você já pensou ou falou uma dessas cinco frases acima antes, durante ou depois de fazer uma compra? Se sim, você precisa ler este post até o final. Pois, lamentamos te informar que você ainda não pratica a educação financeira pessoal e, assim, ignora como ela pode te ajudar diariamente.

Até porque tudo indica que você não sabe, mas o seu atual problema não é quanto você ganha e sim o quanto gasta, sempre perigosamente amparado (a) pelas questões acima.  

Mas, calma! Pois, tudo tem jeito nesta vida e já te adiantamos que a solução, depois de entender o que é educação financeira e para que ela serve, é organizar as suas finanças! Por isso, confira, a seguir, 3 dicas para iniciar o seu planejamento financeiro pessoal e, assim, deixar de ser refém do seu próprio dinheiro. 

1. Reúna informações sobre a sua realidade financeira

Para que o seu planejamento financeiro pessoal dê certo, a primeira dica é reunir o maior número de informações possíveis sobre a sua atual realidade financeira. Para isso, separe extratos de conta corrente e de investimentos, comprovantes de renda e compras parceladas, entre outros documentos que o ajude na primeira análise de quanto você, realmente, ganha e gasta todo mês.  

Nesse processo, também é importante levantar os seus bens e listar aqueles que já te dão renda e os que ainda representam gastos, como parcelas mensais de carros e imóveis financiados, por exemplo. Feito isso, passe todas essas informações para uma planilha. Clique aqui e escolha qual é o modelo de planilha que mais te atende.  

 2. Aprenda a lidar com o dinheiro

A segunda dica para o sucesso de um planejamento financeiro pessoal é você aprender a lidar com o dinheiro, o que é um desafio e tanto para muitas pessoas. Por isso, dê mais valor ao dinheiro que ganha e como ele pode sim ser um meio de você alcançar todos os seus objetivos. Mas, para isso, ele não deve ser tratado como sinônimo de problema e sim solução.  

Uma boa saída é sempre levar em consideração o custo-benefício referente aos seus gastos e se eles são necessários e compatíveis com a sua realidade financeira. Ou seja, nunca gaste mais do que ganha, o que é matemática simples! E, além disso, tente poupar alguma quantia todo mês (pelo menos 10% do que ganha). 

 3. Ajuste os seus hábitos 

Ao montar um planejamento financeiro pessoal, você também precisa ajustar seus hábitos. Ou seja, é necessário reavaliar algumas despesas e passar a gastar apenas com o estritamente necessário. Assim, o consumo supérfluo, por impulso e até mesmo status deve ser cortado do seu dia a dia.  

Tudo isso não é uma tarefa fácil, mas o indicado é começar listando, por escrito, todos os seus gastos diários em um papel ou mesmo no celular. E, ao final de cada dia, verifique item por item e classifique o que é e não é primordial para a sua sobrevivência. Assim como, no dia seguinte, não repita os gastos não essenciais e, depois de uma semana, some o que economizou com esses cortes para ter uma noção da economia por completo. Ah Faça isso por um mês para ter o balanço geral de quanto o ajuste de hábitos pode te economizar todo mês. 

Viu como iniciar um planejamento financeiro pessoal não é uma tarefa tão árdua assim? Aproveite  para  seguir o nosso perfil no Facebook e conferir várias outras dicas sobre como dinheiro bem administrado é uma solução.