Poupar é ganhar 3 de junho de 2020 | Por Tabata Martins

Educação financeira pessoal: o que é e para que serve?

Tem dívidas e, todo final de mês, falta dinheiro? Então, provavelmente, está passando por dificuldades financeiras e isso quer dizer que este post foi escrito para você. Hoje, vamos te ajudar a começar a construir uma nova realidade e o ponto de partida para tal é a chamada educação financeira pessoal.  

 O que é educação financeira pessoal? 

Educação financeira pessoal é a maneira pela qual você consegue controlar toda a entrada e a saída do seu dinheiro, mas no âmbito da sua vida privada.  Sendo que, para ser efetiva, a sua prática precisa ser composta por maior entrada de recursos do que saída. Ou seja, você precisar ganhar mais do que gasta todo mês e, assim, organizar e aprimorar sua receita. 

 Para que serve educação financeira pessoal? 

Entendido o que é educação financeira pessoal, você deve estar se perguntando: e para que ela serve? Pois bem, a serventia da educação financeira pessoal está, principalmente, no aprendizado de como fazer um bom uso da sua renda mensal e, assim, conquistar metas, seja elas simples ou ousadas. Afinal, por meio da real prática da educação financeira pessoal, é possível que o seu dinheiro trabalhe a favor dos seus objetivos, sejam eles de curto ou longo prazo, como pagamento das contas em dia, quitação de dívidas, compra de um imóvel e/ou carro, multiplicação de patrimônio, viagens, cursos, etc. Tudo depende do que é prioridade para você e a administração saudável da sua vida financeira.  

 Regra básica! 

Mas, lembre-se! A regra básica da educação financeira pessoal é não gastar mais do que ganha! Por isso, a sua prática deve ser um processo contínuo e sempre com a identificação e o equilíbrio do que entra e o que sai de dinheiro da sua conta todo mês.  

Agora que já sabe o que é educação financeira pessoal e para que ela serve, que tal colocá-la em prática? Clique aqui e confira 5 passos para começar a se educar financeiramente que preparamos especialmente para você.