Controle financeiro 20 de janeiro de 2021 | Por Tabata Martins

4 passos para economizar na compra do material escolar dos filhos

Se você é pai ou mãe, sabe que está na hora de comprar o material escolar do (s) seu (s) filho (s), não é mesmo? Sim, essa trabalhosa época do ano já chegou e, desta vez, ainda com todas as dificuldades sociais e econômicas decorrentes da atual pandemia de Covid-19. Por isso, queremos, por meio deste post, te ajudar a economizar na compra do material escolar dos filhos (os). Assim, hoje, separamos 4 passos para que siga e, assim, tente poupar o máximo possível, mas sem dar as devidas condições de estudo aos ‘pequenos’.

Confira, abaixo, e boas compras!

1 – Reaproveite o que for possível

O primeiro passo para economizar na compra do material escolar dos filhos é reaproveitar o máximo de coisas possíveis. Ou seja, antes de ir às compras, cheque junto com os ‘pequenos’ tudo o que têm em casa e separem o que ainda está em boa condição de uso, como réguas, estojos, mochilas, tesouras, entre outros itens que não são consumidos com o tempo e perdem a funcionalidade, como lápis e canetas, por exemplo. Essa dica também vale para livros, caso tenha mais de um filho (a) e seja viável esse aproveitamento entre irmãos.

2 – Crie ou entre em um grupo de pais

O segundo passo para economizar na compra do material escolar dos filhos é criar e/ou entrar em um grupo de pais dos colegas dos seus ‘pequenos’ no WhatsApp. Além de trocarem informações sobre os preços encontrados em relação aos itens pedidos pela escola, também podem fazer permutas de livros e ou outros materiais que estejam em bom estado de uso. Assim como, juntos, podem ainda combinar compras no atacado, o que, normalmente, gera um ótimo desconto final.

3 – Compare preços

O terceiro passo para economizar na compra do material escolar dos filhos é o famoso e infalível ato de comparar preços. Ou seja, não é nada indicado para o seu bolso ir à papelaria mais perto da sua casa apenas pela comodidade e já comprar tudo. Por mais trabalhoso que seja, faça pesquisas em, no mínimo, três estabelecimentos antes de tomar a sua decisão. E lembre-se que, hoje em dia, essa comparação de preços já pode ser feita por meio dos sites e/ou atendimentos pelo WhatsApp das papelarias. Além disso, estamos no meio da segunda onda da pandemia de Covid-19. Então, deixe de preguiça e aproveite a facilidade que a Internet oferece para economizar de verdade e se prevenir.

 4 – Procure pagar à vista

O quarto e último passo para economizar na compra do material escolar dos filhos é procurar pagar à vista. Sim! Por mais que possa parecer muito vantajoso e mais fácil dividir essa compra em 10 vezes sem juros, já não é mais novidade para ninguém que não existe compra no cartão de crédito realmente sem juros, não é mesmo? Além disso, se puder pagar tudo de uma vez, a possibilidade de conseguir um desconto extra é bem maior. Tente!

Entendido quais são os passos para economizar na compra do material escolar dos filhos (as)? Sendo assim, aproveite a oportunidade para aprender mais sobre o fato de que dinheiro não é coisa só de adulto!