Controle financeiro 29 de julho de 2020 | Por Tabata Martins

Conheça os 3 passos do tripé da educação financeira

Ganhar, economizar e investir. Esses são os 3 passos da educação financeira que vamos te apresentar neste post. Afinal, você já aprendeu aqui no +P Blog sobre a importância da educação financeira em sua vida. Mas, vale lembrar que educação financeira é, basicamente, a mudança de comportamento sobre como lidar com o dinheiro para realizar metas e sonhos materiais, inclusive, o de construir um futuro seguro e tranquilo para você e sua família.

Por isso, que tal conhecer os 3 passos do tripé da educação financeira?

Passo 1 do tripé da educação financeira: GANHAR

Ganhar é simplesmente gerar alguma renda. Sendo que existem duas maneiras de você fazer isso.

A primeira forma de geração de renda é chamada de ativa, que é quando você dedica grande parte do seu tempo em troca de receber algum dinheiro, como ter um emprego fixo, de 8h às 18h, por exemplo.

A segunda forma de geração de renda é denominada de passiva, que é quando você ganha algum dinheiro sem ter que se dedicar em tempo integral para isso. Ou seja, algo bem complicado devido ao atual cenário macroeconômico, mas não impossível! Basta você aprender conosco a como economizar e investir o que ganha.

Passo 2 do tripé da educação financeira: ECONOMIZAR

Economizar é basicamente não gastar tudo o que ganha! Certo? Errado!

Economizar é mais do que isso, pois representa a sua capacidade de gerir os recursos que ganha, seja de forma ativa ou passiva. Sendo assim, você precisa entender que economizar é algo mais amplo, que, na prática, vai além de só ‘salvar’ dinheiro ao ‘pechinchar’ um produto durante uma compra, por exemplo.

Até porque, do que adianta você achar que está economizando ao conseguir um desconto, mas gastar todo o seu dinheiro em algo mais caro depois? Nada! Não é mesmo!?

Pois é! Economizar engloba um real planejamento e controle financeiro. Ou seja, para conseguir economizar, você precisa saber e administrar muito bem o que você ganha, em quanto tempo e em que gasta o seu dinheiro. Para te ajudar nesta tarefa, confira 3 dicas para iniciar o planejamento financeiro pessoal que já te demos aqui em posts anteriores.

Passo 3 do tripé da educação financeira: INVESTIR

Entendido o que é ganhar e economizar, agora sim é hora de te explicar o que é investir. Afinal, saiba que não há como investir sem ganhar e economizar! Ou seja, os passos do tripé da educação financeira são dependentes e cíclicos: para investir, é preciso ganhar dinheiro e economizar de fato parte da sua renda, seja ativa ou passiva, para ter o que investir e, assim, aumentar os seus recursos.

Investir é colocar o seu dinheiro para trabalhar para você. Como? Pensando em uma maneira diferente de fazer dinheiro! Afinal, há um limite de horas que você consegue trabalhar por dia, não é mesmo? Então, investir é, de forma ilustrativa, criar uma extensão de si mesmo de modo que, enquanto estiver trabalhando, viajando e/ou até dormindo, também esteja ganhando dinheiro pela prática de investir.

Mas, atenção! Investir não é apostar! Apostar é colocar o seu dinheiro em risco ao aplicá-lo em um investimento incerto com a falsa crença que você ganhe dinheiro. Por isso, continue acompanhando o +P Blog, pois também iremos te ensinar o que é um bom investimento e como fazê-lo, combinado?

Enquanto isso, aproveite e leia 8 livros para aprender mais sobre educação financeira que separamos especialmente para você!