Conquiste seus sonhos 17 de junho de 2020 | Por Tabata Martins

8 livros para aprender mais sobre educação financeira

Ler faz bem e traz conhecimento, não é mesmo? Aposto que você já escutou essas afirmações várias vezes em sua vida, mas, por acaso, chegou a pensar que a leitura também pode ser uma ótima maneira de aprender mais sobre educação financeira?

Se não, saiba que pesquisas científicas realizadas nos Estados Unidos, pela Universidade de Stanford, e na França, na Unidade de Neuroimagiologia Cognitiva do Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm/Comissão de Energia Atômica e de Energias), comprovaram que a leitura faz bem ao cérebro. Além disso, estudo da Universidade Emory, também dos EUA, serviu de base para a descoberta de que ler afeta o cérebro humano como se, realmente, ele tivesse vivenciado os eventos sobre o qual você lê. Ou seja, ler é como fazer ginástica, só que para a cabeça! Assim, esse hábito pode aumentar as suas conexões neurais, fazendo com que o seu cérebro funcione melhor.  

E, com o cérebro funcionando melhor, você, com certeza, terá mais facilidade para aprimorar os seus hábitos financeiros e assimilar, de vez, que planejamento financeiro pessoal é questão de prática. Por isso, hoje, te apresentamos 8 livros para aprender mais sobre educação financeira. 

1. Quem pensa enriquece 

Este livro é um dos maiores best-sellers e já vendeu mais de 30 milhões de exemplares em todo o mundo. E, apesar de ter sido lançada na década de 1930, a obra é, literalmente, atemporal e, por isso, vale muito a leitura.  

Escrito por Napoleon Hill, ‘Quem pensa enriquece’ é fruto de cerca de 20 anos de estudo sobre os segredos dos milionários por parte do próprio autor, que procurou o porquê muitas pessoas querem ficar ricas, mas poucas conseguem. Para isso, Hill acompanhou, de perto, mitos como Henry Ford, Theodore Roosevelt, King Gillette e John Rockefeller, e encontrou neles 15 características comuns, como agilidade na tomada de decisões e a persistência. 

 

2. A mente acima do dinheiro 

Escrito por Brad e Ted Klontz, o livro aborda as 12 disfunções financeiras mais comuns e ensina que há soluções para todas elas. Durante a obra, os autores também dialogam que o dinheiro pode ser o motivo do estresse de diversas pessoas, inclusive, para quem está com as finanças equilibradas. No entanto, o objetivo final da obra é fazer com que você tome melhores decisões financeiras ao aprender a lidar com os desafios econômicos e, assim, ter uma vida financeira mais saudável. 

3. Seu futuro financeiro 

O livro foi escrito pelo renomado colunista e profissional do mercado financeiro Louis Frankenberg com o propósito de ensinar como é possível sim economizar dinheiro mesmo você sendo um típico consumidor descontrolado. E, além disso, o autor deixa claro que economizar é uma boa prática para todas as classes socioeconômicas.  

4. Saiba mais para gastar menos: aprenda a desenvolver sua inteligência financeira

 A obra é destinada para aquelas pessoas que vivem reclamando que o seu salário não chega até o final do mês e, por isso, acham que é normal ter dívidas.  Escrito por Elaine Toledo, o livro traz a apresentação de ferramentas exclusivas e exemplos práticos de como você pode melhorar a saúde financeira e, assim, sair do vermelho. 

5. Pai Rico, Pai Pobre 

Este é um dos livros mais vendidos do segmento de educação financeira no mundo e, por isso, um dos mais comentados da última década.  

Escrita por Robert T. Kiyosaki e Sharon Lechter, a famosa obra traz a história do pai biológico de Kiyosaki, que é um homem inteligente e honesto, mas que nunca teve liberdade financeira. Mas, por outro lado, o pai de um grande amigo dele, que nunca concluiu o  grau, se tornou o homem mais rico do Havaí. Com isso, Kiyosaki relata sobre como o ‘pai rico’ lhe repassou grandes ensinamentos. 

O livro obra é muito indicado para quem pretende construir um patrimônio sólido ao ensinar que, com inteligência financeira, muitos problemas da vida cotidiana podem ser resolvidos, assim como apresenta uma visão crítica daquilo que estamos acostumados a ouvir quando o assunto é alcançar o sucesso. 

6.Como ganhar mais com o seu dinheiro 

Esta obra é do analista financeiro Mauro Halfeld e, como seu próprio título já traduz bemé composta por dicas claras e rápidas para quem deseja cuidar melhor das suas próprias finanças. 

 

7. Quero ficar rico 

Escrito por Rafael Seabra, um dos principais educadores financeiros do Brasil, o livro ensina a como não ser mais um escravo do dinheiro. Para isso, o especialista detalha o que deve ser feito para a conquista da liberdade financeira, independentemente do seu atual salário. 

8  Os segredos da mente milionária 

O livro, de T. Harv Eker, propõe uma reflexão sobre o que o autor denomina de ‘o seu modelo de dinheiro’, que é, basicamente, um conjunto de crenças que cada um de nós nutre desde a infância e que molda o destino financeiro das pessoas.  

No decorrer da obra, o autor mostra como substituir uma mentalidade destrutiva pelos modos de agir e pensar que distinguem os ricos das outras pessoas. Assim como, fala sobre como fazer com que o dinheiro trabalhe para você tanto quanto você trabalha para ele e como atrelar os seus rendimentos aos seus resultados.  

Enfim, leitura de qualidade sobre educação financeira é o que não falta no mercado. Mas, o mais importante é que você, realmente, inicie o hábito de ler tais obras. Então, aproveite essas 8 indicações de hoje e passe a acompanhar os nossos conteúdos também pelo perfil no Instagram.