Controle financeiro 27 de Maio de 2020 | Por Tabata Martins

5 passos para começar a se educar financeiramente

Planejamento financeiro é algo difícil para você? Se sim, saiba que não está sozinho (a). Até porque, de acordo com Indicador de Bem-Estar Financeiro, mensurado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 60% dos brasileiros chegam ao fim do mês sem sobras de dinheiro; 29% conseguem, às vezes, fazer uma reserva; e apenas 10% guardam sempre ou frequentemente alguma quantia. Já 22% temem que o dinheiro não dure.  

Mas, por qual razão o comportamento dos brasileiros em relação ao dinheiro é assim? A resposta é a falta de conhecimento, principalmente, sobre o que é educação financeira e, sobretudo, como praticá-la de verdadeEntretanto, fique tranquilo (a)! Afinal, este post foi escrito exatamente para te ensinar a ter um e eficiente planejamento financeiro. Como?  

Confira, a seguir, 5 passos para começar a se educar financeiramente que preparamos especialmente para você. 

  1. Estabeleça objetivos e metas

Se o seu maior desejo é começar a se educar financeiramente, então, o primeiro passo é estabelecer quais são os seus objetivos. Nesse processo, lembre-se de que ter um norte é essencial para chegar onde quer. No entanto, ao definir os seus objetivos, foque no que quer realizar em curto, médio e longo prazo em termos financeiros.  

 Estabelecido os objetivos, você precisa, agora, traçar as metas. Ou seja, delimitar as ações curtas que deverá executar para a conquista dos objetivos escolhidos, que, de preferência, devem ser poucos, de um a cinco, no máximo, para começar. Além disso, é importante que cada objetivo tenha uma data para ser atingido. Com isso, você direciona a sua mente a fazer tudo o que é necessário para a conclusão do que foi planejado e dentro do prazo. 

  1. Produza um orçamento

Após estabelecer seus objetivos e metas, o segundo passo é produzir um orçamento. Mas, o que é um orçamento? Calma! Pois, é algo bastante simples! Um orçamento trata-se de um documento em que deve descrever tudo o que ganha e gasta em um determinado período, que, geralmente, pode ser mensal. Ainda ficou na dúvida? Então, basta seguir os tópicos abaixo: 

  • Anote qual é a sua renda mensal 
  • Liste suas despesas 
  • Separe suas despesas em fixas (água, luz, telefone, aluguel, etc) e em variáveis (passeios, viagens, exames, obras, revisão de carro, etc) 

  Tabelas des

Com esses dados em mãos, repasse para uma planilha eletrônica, onde é indicado adicionar as previsões para os meses seguintes e o que foi efetivado no atual mês. 

  1. Controle suas despesas

Já com o orçamento criado, é hora de controlar as suas despesas. Isso deve ser feito por meio da rotina do registro de todo o dinheiro que é gasto e com o que. Dessa forma, poderá analisar se seus gastos são, realmente, necessários ou não. Isso não quer dizer que precisa avaliar as despesas variáveis, como passeios e viagens, por exemplo, como gastos desnecessários. O segredo é ter o controle de que tais despesas não podem comprometer toda a sua renda mensal e/ou até mesmo te obrigar a deixar de pagar as fixas. É preciso ter um equilíbrio e a noção de que, aos poucos, saberá exatamente quais despesas são possíveis de serem cortadas e/ou reduzidas. Você consegue! 

  1. Planeje uma reserva para emergências

Depois de criar o seu orçamento e conseguir controlar as suas despesas, é o momento certo para o quarto passo, que é planejar uma reserva para emergências. Até porque sabemos que imprevistos acontecem e precisamos estar preparados financeiramente para eles. Caso contrário, isso pode comprometer todo o seu orçamento. Além disso, também é de suma importância você ter certa tranquilidade financeira para trabalhar e desenvolver os seus objetivos. Uma dica é começar a tentar poupar, pelo menos, 10% da sua renda líquida mensal.  

  1. Trabalhe sua disciplina 

Enfim, chegamos ao quinto passo, que é o trabalho da sua disciplina. Ou seja, procure formas de te, literalmente, forçar a ter o hábito de, mensalmente, desenvolver todos os quatro passos acima, mas, principalmente, o terceiro. Sem essa disciplina e planejamento financeiro, que devem virar uma rotina em sua vida, não é possível iniciar a sua educação financeira. Fique atento (a)! 

Então, é isso! Siga esses 5 passos e comece já a começar a se educar financeiramente. E continue acompanhando os nossos conteúdos, inclusive nosso informativo mensal +PNews.