Poupar é ganhar 23 de dezembro de 2020 | Por Tabata Martins

3 motivos para você investir o seu 13º salário em vez de gastar

Final de ano já está aí, né? Provavelmente, você já recebeu o seu 13º salário, inclusive, na íntegra. Mas, o que está pensando em fazer com essa renda extra? Se for gastar com coisas/bens que, realmente, não necessita, você precisar ler este post até o fim. Afinal, ele foi escrito para te apresentar 3 motivos para você investir o 13º salário em vez de gastá-lo.

1º Investimento é igual saúde

O primeiro motivo para você investir o seu 13º salário em vez de gastar é que investimento é igual saúde, já que segue a mesma lógica. Ou seja, quanto mais cedo você começar a investir, maior é a sua chance de ter ganhos positivos. Na saúde, não é diferente! Afinal, quanto mais cedo você cuidar da sua saúde e priorizar hábitos saudáveis, maior a chance de envelhecer com qualidade de vida.

Mas, atenção! Pois, no caso de investimento, nunca é muito tarde para começar a investir. Em contrapartida, o hábito de investir nos obriga a ter planejamento, metas e visão de futuro.

2º Investir é uma evolução do hábito de poupar e guardar dinheiro

O segundo motivo para você investir o seu 13º salário em vez de gastar é que investir é uma evolução do hábito de poupar e guardar dinheiro. Afinal, como já te ensinamos, investir é colocar o seu dinheiro para trabalhar para você. Então, não ache que guardar não é importante. Claro que é! Até porque, sem dinheiro, não há como investir. No entanto, o que precisa ter em mente é que gastar um dinheiro sem necessidade e/ou deixá-lo parado é perder uma oportunidade de aproveitar o seu potencial de rendimento a médio e curto prazo.

3º Investir te ajuda a ter disciplina e bons hábitos financeiros

O terceiro motivo para você investir o seu 13º salário em vez de gastar é que o investimento em si engloba um processo muito mais abrangente no que diz respeito à educação financeira. Isso porque, para investir, você precisa, necessariamente, conter os gastos. Além disso, como já te ensinamos na última semana, o indicado é que só invista o seu 13º salário, caso não tenha dívidas para quitar. Sendo assim, investir te ajuda a ter disciplina e bons hábitos financeiros, o que já é um ganho e tanto para começar um novo ano, não é mesmo?

Convencido (a) de que vale a pena investir o seu 13º salário em vez de gastá-lo? Se ainda não, clique aqui e confira outros 3 motivos para investir em vez de gastar que também queremos te ensinar.

Por Tabata Martins, Jornalista da Mais Previdência, e Pedro Furtado, Financista e colaborador.