Poupar é ganhar 28 de fevereiro de 2024 | Por Tabata Martins

Fim de mês é dureza? 4 dicas para terminar o próximo com as contas no azul

Fim de mês é dureza para você? As contas não andam fechando por aí? Então, hoje, nós temos para você 4 dicas para terminar o próximo com as contas no azul. É só conferir na sequência!

DICA 1 PARA TERMINAR O PRÓXIMO MÊS COM AS CONTAS NO AZUL: ORGANIZAR OS SEUS GANHOS E GASTOS

A dica número um para terminar o próximo mês com as contas no azul é ORGANIZAR OS SEUS GANHOS E GASTOS. Ou seja, entender, por completo, o quanto ganha e gasta todo santo mês, mas detalhando as despesas. Pois, só assim, você terá condições de avaliar o porquê e com o que está gastando mais do que ganha e, assim, deixando a sua vida financeira desestabilizada.

E, ao detalhar as suas despesas, não deixe de categorizá-las em setores, como alimentação, transporte, vestuário, entretenimento e por aí vai. E isso porque, dessa forma, terá uma visão mais clara e real dos seus gastos, o que é imprescindível para uma vida financeira saudável.

DICA 2 PARA TERMINAR O PRÓXIMO MÊS COM AS CONTAS NO AZUL: ELENQUE AS SUAS PRIORIDADES

A dica número dois para terminar o próximo mês com as contas no azul é que ELENQUE AS SUAS PRIORIDADES.

Depois de organizar os seus ganhos e gastos, assim como classificar as despesas, você já tem condições de avaliar quais são os seus gastos considerados supérfluos. Ou seja, aqueles que pode cortar de vez, já que não fazem parte da sua atual prioridade ou prioridades de vida. Mas, ao fazer isso, procure ser o mais pé no chão possível, ok? Caso contrário, não dará certo!

E, apesar dessa parte parecer difícil, tenha a certeza de que cada gasto cortado, mesmo parecendo pequeno, irá te ajudar, como levar marmita de casa em vez de almoçar fora todos os dias, ir de transporte público para o trabalho em vez de Uber, fazer pesquisas de preços em supermercados em vez de só entrar em um e já fazer a compra do mês, por exemplo.

DICA 3 PARA TERMINAR O PRÓXIMO MÊS COM AS CONTAS NO AZUL: SE MANTENHA CONSTANTE

A dica número três para terminar o próximo mês com as contas no azul é que SE MANTENHA CONSTANTE. Afinal, não adianta de nada seguir todos os passos anteriores e isso não se tornar um hábito. Ou seja, ser repetido todo santo mês, sem desculpas!

Por isso, usar uma planilha no Excel já pré-formatada ou aplicativos que te ajudem a fazer o controle mensal das suas finanças é uma ótima maneira de ‘suavizar’ esse processo, mas sem perder a constância.

CLIQUE AQUI e conheça 5 aplicativos para colocar a educação financeira em prática.

DICA 4 PARA TERMINAR O PRÓXIMO MÊS COM AS CONTAS NO AZUL: PENSE NO AMANHÃ

A dica número quatro para terminar o próximo mês com as contas no azul é que PENSE NO AMANHÃ. Isso mesmo! Para não passar sufoco todo santo mês, também é de suma importância que pense no seu futuro. Pois, dessa maneira, você consegue controlar melhor os gastos do dia a dia que consomem, hoje, todo o seu orçamento, criando espaço para conseguir começar a juntar dinheiro, criar a sua reserva de emergência e começar a investir, respectivamente.

CLIQUE AQUI e aprenda a calcular o valor da sua reserva de emergência.

Agora, te convidamos a CLICAR NA IMAGEM ABAIXO e aprender, junto com Alessandro Guimarães, Analista de Investimentos da Mais Previdência, que casal que economiza junto, cresce junto.