Poupar é ganhar 16 de dezembro de 2020 | Por Tabata Martins

Saiba o que fazer com o 13º salário

Você já ouviu dizer que o 13º terceiro salário serve para que o brasileiro quite as dívidas antigas para fazer novas? Pois, é! Essa, infelizmente, é a realidade da maior parte da população no Brasil. Esse dinheiro extra recebido neste mês de dezembro, muitas vezes, não é bem gasto e muito menos investido. O hábito do brasileiro, em sua grande maioria, é agir como um hamster, sempre correndo na esteira redonda e, assim, mesmo já com dívidas antigas, usando a renda extra do 13º salário para pagar esses débitos, mas com a intenção de fazer novos. Assim como, também tem casos de que as dívidas antigas nem são pagas ou o 13º salário é utilizado para a compra de algo financiado, sendo que não há renda mensal suficiente para arcar com as demais parcelas no decorrer do próximo ano.

Se você se enxergou em algumas das situações acima, fique tranquilo (a)! Afinal, este post foi escrito com a intenção de lhe explicar o que fazer com a renda extra do 13º salário!

O que fazer com o 13º salário?

Quando receber o seu 13º salário, você deve ter em mente a seguinte ordem de prioridades:

  • 1ª Pagamento de dívidas

  • 2ª Investimentos

  • 3ª Novos gastos

 

1ª Pagamento de dívidas

Sobre pagar as dívidas, essa deve ser a sua prioridade número 0, pois, dificilmente, um investimento terá uma rentabilidade maior que uma dívida a ponto de compensar essa escolha. Mas, tome cuidado para não cair na armadilha da roda do hamster, ok?

Dívidas não são o fim do mundo, desde que você saiba geri-las. A questão é que a maioria das pessoas não faz gestão de dívida, apenas fica pagando e esperando ‘ver no que vai dar’. Repense!

2ª Investimentos

Usou o 13º salário para quitar suas dívidas, mas ainda sobrou uma ‘graninha’? Então, a sua segunda prioridade deve ser investir essa quantia em renda fixa e/ou renda variável, conforme já te ensinamos aqui no +P Blog. Na dúvida, clique aqui!

A recomendação é que dê continuidade a esse hábito de investir durante 2021 ao separar, no mínimo, 10% do seu salário líquido para investir. Mas, se conseguir mais, ótimo! E se conseguir menos? Está ótimo também! O importante é você criar o hábito de poupar.

3ª Novos gastos

Usou o 13º salário para quitar suas dívidas? Sobrou e investiu? Mas, mesmo assim, ainda tem um dinheiro extra no bolso? Então, agora, entra a 3ª prioridade, que representa os novos gastos. Porém, aqui, você deve se perguntar: quais gastos são esses?

Antes de gastar, sempre avalie se os seus planos são referentes a coisas que, realmente, esteja precisando, como algo que necessita de conserto em sua casa e/ou algo que irá melhorar a sua qualidade de vida no âmbito pessoal e profissional. Se esses não forem os casos, não gaste, a não ser que seja com lazer, mesmo que momentâneo. Sim, gastar com lazer não é um problema! O que não deve fazer é gastar o que não tem.

Entendido quais devem ser as prioridades em relação ao que fazer com a renda extra do 13º salário? Então, fica a última dica: se você vive sozinho, a decisão é 100% sua. Entretanto, se você vive em família, é importante que inclua todos os membros da casa nessa decisão do que fazer com esse dinheiro extra. Afinal, já te alertamos que educação financeira é sim coisa de família!

Por Tabata Martins, Jornalista da Mais Previdência, e Pedro Furtado, Financista e colaborador.