Controle financeiro 1 de julho de 2020 | Por Tabata Martins

Educação financeira familiar: o que é e qual a sua importância?

O que vem em sua mente quando pensa em educação financeira? Possivelmente, em primeiro lugar, é normal que lembre de como, atualmente, organiza as suas finanças. Porém, se você não vive sozinho, está na hora de ampliar essa sua compreensão do que é, de fato, educação financeira. Como? Fique tranquilo (a), pois este post foi escrito exatamente para te explicar o que é educação financeira familiar e qual é a sua importância.

 

O que é educação financeira familiar?

 

 

O dinheiro é meu!

 

Faço o que eu quiser!

 

Não preciso dar satisfação para a minha família!

Você pensa assim, mesmo sendo casado e/ou morando com seus pais, tios e amigos? Se sim! Atenção!

Como já te ensinamos aqui no +P Blog, educação financeira é igual a consumo consciente e, quando se vive em família, seja ela em qualquer modelo, os resultados são em conjunto. E educação financeira familiar é exatamente isso.  Trata-se da adoção de uma série de estratégias de manipulação do dinheiro decidida e praticada por todos membros de uma mesma casa, sempre prevendo um bem maior em grupo e não individualmente.

De maneira geral, educação financeira familiar consiste em integrar a sua família em assuntos financeiros, que, geralmente, são de responsabilidade de apenas um dos membros.

 

Qual é a importância da educação financeira familiar?

Você já ouvir falar que a força da corrente sempre é medida pelo seu elo mais fraco, não é mesmo? Isso também se aplica quando o assunto é qual é a importância da educação financeira familiar. Prova disso é que, se você consome consciente, mas seu cônjuge e/ou filhos não o fazem, do que isso adianta? Nada! Afinal, todo o esforço de redução de um membro da família acaba sendo desperdiçado pelos demais.

E se você for o provedor financeiro da família e apenas impor suas definições, sem gerar o consumo consciente nos demais membros, pode até ser que você tenha sucesso. Porém, se por qualquer motivo seu papel como provedor acabar, a consciência financeira não foi criada e todo o seu esforço anterior será inútil.

Ou seja, educação financeira familiar é importante para que ocorra um alinhamento entre todos os membros de uma mesma família sobre como gerir os recursos financeiros de forma que os resultados colhidos com essa boa prática sejam em grupo e, principalmente, produtivos para a saúde financeira de todos e não apenas de um, que não irá precisar sacrificar-se em prol dos outros.

Entendido o que é educação financeira familiar e sua importância, que tal aprender 5 passos para começar a se educar financeiramente? E, em seguida, propor aos seus familiares fazer o mesmo, mas em conjunto? Afinal, quando você propõe algo que já tem conhecimento, fica mais fácil ter argumentos de convencimento!

  • Por Tabata Martins, Jornalista da Mais Previdência, e Pedro Furtado, Financista