Poupar é ganhar 12 de agosto de 2020 | Por Tabata Martins

Saiba quais são os principais tipos de investimentos financeiros

Você quer começar a investir, mas não sabe por onde?‎ Se sim, este post é para você! Afinal, ele foi escrito para te apresentar os principais tipos de investimentos financeiros. Pois, conhecê-los é essencial antes mesmo de iniciar a prática de investir. Então, fique atento (a)!

Atualmente, existem várias maneiras de investir. Você pode aplicar suas economias em fundos de previdência privada como a Mais Previdência, títulos públicos, ações e tantos outros fundos de investimentos. Porém, o objetivo do ato de investir sempre deve ser o mesmo: colocar o seu dinheiro para trabalhar para você!

Para isso, o que te indicamos é que procure entender bem os tipos de investimentos financeiros. Como? A gente te ajuda!

Tipos de investimentos financeiros

Para que entenda de verdade sobre os tipos de investimentos financeiros, em primeiro lugar, é preciso que saiba que, em suma, os investimentos financeiros são divididos em dois grandes grupos:

1º Investimentos financeiros em renda fixa

Os investimentos financeiros em renda fixa são aqueles que permitem que você tenha uma boa previsibilidade do lucro do dinheiro que investiu, uma vez que é possível estimar o retorno.

2º Investimentos financeiros em renda variável

Já os investimentos financeiros em renda variável, diferente dos em renda fixa, estão mais suscetíveis às imprevisíveis oscilações de mercado, podendo, então, te dar retornos muitos bons, assim como até prejuízo.

Portanto, investimentos financeiros em renda fixa são considerados mais seguros e conservadores e os em renda variável mais inseguros e agressivos, apesar de apresentarem mais chances de trazer uma rentabilidade maior que a renda fixa.

 Investimentos financeiros em renda fixa

Existe ainda uma subdivisão dentro dos investimentos financeiros em renda fixa que você também precisa ter conhecimento, que são:

1º Investimentos financeiros em renda fixa prefixados

Os investimentos financeiros em renda fixa prefixados são aqueles que possuem uma taxa de rentabilidade fixa. Ou seja, no momento em que você fizer o seu investimento, você já saberá exatamente quanto ele vai render.

2º Investimentos financeiros em renda fixa pós-fixados

Já os investimentos financeiros em renda fixa pós-fixados são aqueles que possuem alguma conexão com índices de mercado, sendo, normalmente, atrelados ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), à Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) ou ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Os títulos de renda fixa mais populares hoje em dia são:

  • Tesouro Direto

  • Letras de câmbio (LC)

  • Letras de crédito isentas do Imposto de Renda (LCI e LCA)

  • Fundos de Renda Fixa

  • Certificado de Depósito Bancário (CDB)

Atenção! Todos esses investimentos listados acima são títulos de créditos emitidos por alguma instituição como o Governo, tendo o Tesouro Direto como exemplo; bancos, englobando o CDB, LCI e LCA; ou financeiras, que é referente à LC. Ou seja, ao investir o seu dinheiro nessas categorias de investimentos financeiros em renda fixa, você está, literalmente, emprestando suas economias para essas organizações. Assim, você irá receber o seu lucro quando a instituição escolhida pagar a taxa de juros combinada no período.

Investimentos financeiros em renda variável

Dentro dos investimentos financeiros em renda variável, não há uma subdivisão como em renda fixa. Sendo que os investimentos mais populares desse segmento são:

  • Opções (direitos de compra ou venda de lote de ações)

  • Certificado de Operações Estruturadas (COE)

  • Fundos Multimercado (podem investir em diversas classes: DI/SELIC, índices de preços, taxas de juros, câmbio, ações, mercados globais)

  • Fundos de Ações (segue índices como o Ibovespa)

  • Fundos Imobiliários (destinado a empreendimento imobiliários)

  • Mercado de Ações (compra e venda de papéis ou lucro com dividendos)

Conhecidos quais são os principais tipos de investimentos financeiros? Então, curta o nosso perfil no Instagram para conferir mais dicas sobre investimentos.