Controle financeiro 6 de setembro de 2023 | Por Tabata Martins

Nome já sujo? Aprenda a renegociar as suas dívidas

Possui dívidas e, por isso, tem o nome já sujo? Então, este post pode te ajudar e muito, uma vez que foi idealizado para que aprenda a renegociar as suas dívidas. Por isso, fique atento (a) e não deixe de ler até o final, combinado?

O que é renegociar dívidas?

O primeiro passo para você renegociar as suas dívidas é entender o que é isso, certo?

Bom, em síntese, renegociação de dívidas é um acordo feito entre o devedor e o credor com o objetivo de combinar novas condições de pagamento para que a quitação das pendências financeiras seja facilitada.

Como renegociar dívidas?

Já para renegociar as suas dívidas existem alguns caminhos, como:

Passo 1 para renegociar as suas dívidas: pesquise as atuais taxas de juros

O primeiro passo para você renegociar as suas dívidas é pesquisar as atuais taxas de juros. Ou seja, é preciso que tenha pleno conhecimento das taxas de juros de outras instituições financeiras para que, assim, consiga, de fato, fazer comparações com as taxas das suas dívidas, bem como ter argumento na hora de tentar um acordo com o seu credor.

Passo 2 para renegociar as suas dívidas: elabore uma proposta

O segundo passo para você renegociar as suas dívidas é elaborar uma proposta, após ter pesquisado sobre as atuais taxas de juros. Mas, tal proposta deve tanto caber no seu bolso, quanto ser algo ‘pé no chão’ para que, ao entrar em contato com o seu credor, passe uma boa imagem e facilite a renegociação de uma forma geral.

Passo 3 para renegociar as suas dívidas: procure o credor

O terceiro passo para você renegociar as suas dívidas é procurar o credor. Ou seja, entrar em contato, via telefone, e-mail e/ou pessoalmente, com a instituição financeira com a qual possui pagamentos em aberto para apresentar a sua proposta de renegociação.

E, nesse momento, a sua intenção e atenção precisa estar 100% voltada para renegociar o pagamento da sua dívida à vista com algum desconto ou então a prazo. E, claro, sempre de acordo com suas atuais e reais possibilidades financeiras.

Passo 4 para renegociar as suas dívidas: participe de mutirões

O quarto passo para você renegociar as suas dívidas é participar de mutirões, ou feirões, de renegociação que, normalmente, são promovidos pelo Serasa, SPC, os Procon e as Defensorias Públicas durante o ano todo. 

No caso da Serasa, por exemplo, existem até mutirões online em que, para você participar, basta se informar da data, entrar no site e preencher um cadastro. Feito isso, você já será encaminhado para uma página que mostra a lista de todas as empresas participantes com as quais possui dívida e que estão presentes na base da Serasa.

Passo 5 para renegociar as suas dívidas: troque as suas dívidas

O quinto passo para você renegociar as suas dívidas é fazer o que chamamos de  ‘troca de dívida’, que é uma boa opção para reduzir juros de financiamentos já realizados, por exemplo.

Tecnicamente nomeada de portabilidade de crédito, a troca de dívidas, em resumo, é a transferência de um empréstimo ou um financiamento de uma instituição financeira para outra, sendo que tal operação pode ser muito vantajosa, uma vez que possibilita trocar uma dívida mais cara em um banco por outra mais barata. E as regras da portabilidade de crédito foram definidas pelo Conselho Monetário Nacional em 2013 e com o objetivo de estimular a concorrência entre os bancos e diminuir os juros.

Entendido que renegociar as suas dívidas é possível? Então, agora, te convidamos a clicar na imagem abaixo e assistir uma dica em vídeo de Letícia Ataíde, Diretora de Investimentos da Mais Previdência, sobre como economizar mesmo ganhando pouco:

Tem mais dúvidas sobre educação financeira? É só CLICAR AQUI e assistir a todos os vídeos da +PAcademy no YouTube. E, se ainda não se inscreveu no canal +P no YouTube, a hora, é agora!