Poupar é ganhar 28 de setembro de 2022 | Por Tabata Martins

5 passos de como organizar as finanças na terceira idade

Você já trabalhou a sua vida inteira, criou seus filhos (a), construiu um certo patrimônio e, mesmo assim, já percebeu que a sua vida financeira não anda lá essas coisas? Então, este post é para você! Afinal, ele foi pensado e escrito para compartilhar com você 5 passos de como organizar as finanças na terceira idade. Vamos lá?

 

1º Passo para organizar as finanças na terceira idade: colocar tudo na ponta do lápis

O primeiro passo para organizar as finanças na terceira idade é colocar tudo na ponta do lápis. Ou seja, anotar todo o dinheiro que você ganha e gasta todo mês, incluindo com o que, sendo que esse controle pode ser feito no bom e velho caderninho ou até em uma planilha de Excel, como você pode ter acesso a um modelo personalizado disponibilizado por nós da Mais Previdência. Basta CLIQUE AQUI e baixar o arquivo.

E, ao fazer essas anotações, uma boa dica é utilizar o modelo de orçamento chamado 50/30/20, que divide a sua renda líquida em gas28tos essenciais, supérfluos e investimentos. Ou seja:

ATENÇÃO!  Os percentuais acima precisam ser ajustáveis à sua realidade financeira. Portanto, também existe a possibilidade de você trabalhar com o modelo 60/20/20 ou 80/10/10.  Porém, o importante é que, com essa prática, você consiga visualizar as suas finanças pessoais por completo e, assim, ter reais condições de fazer o controle dos seus ganhos e gastos.

 

2º Passo para organizar as finanças na terceira idade: analisar a sua situação financeira

O segundo passo para organizar as finanças na terceira idade é analisar a sua situação financeira a partir do que você catalogou no primeiro passo de colocar tudo na ponta do lápis. Para isso, uma boa ideia é se fazer as seguintes perguntas:

  • Eu ganho mais do que gasto ou eu gasto mais do que ganho?

  • Os meus gastos essenciais são realmente essenciais?

  • Quais gastos supérfluos eu consigo cortar?

  • Eu tenho dívidas (parcelamentos no cartão de crédito, empréstimos ou financiamentos)?

  • Eu tenho alguma fonte complementar de renda, como previdência privada, por exemplo?

 

3º Passo para organizar as finanças na terceira idade: avalie e tente renegociar as suas dívidas

 O terceiro passo para organizar as finanças na terceira idade é avaliar e tentar renegociar as suas dívidas, após ter analisado de verdade a sua situação financeira. Isso, é claro, se no segundo passo você entendeu que tem dívidas.

Para avaliar e tentar renegociar as suas dívidas, você precisa ter noção do valor total das mesmas, assim como mensurar quantas parcelas faltam e qual é a porcentagem que cada uma consome dos seus ganhos mensais.

Feito isso, procure traçar um plano de ação para quitar as dívidas o mais rápido possível, sempre dando prioridade ao pagamento das que possuem maior juros. Mas, antes de quitar qualquer dívida, não deixe de entrar em contato com os credores e tentar negociar melhores condições de pagamento, como diminuir a quantidade de parcelas ou até mesmo um desconto, caso você consiga pagar à vista.

 

4º Passo para organizar as finanças na terceira idade: fugir de propagandas enganosas

O quarto passo para organizar as finanças na terceira idade é fugir de propagandas enganosas, uma vez que, hoje em dia no Brasil, os aposentados (as) são um dos principais públicos-alvo de diversas empresas financeiras que divulgam a oferta de empréstimos de maneira atrativa e facilitada, mas com juros muitas vezes abusivos e disfarçados em falsas promessas.

Por isso, caso realmente precise de um empréstimo, procure por instituições sérias como a +P, em que todos os clientes do Plano CASFAM têm direito a esse benefício com juros mais baixos do que os atualmente praticados no mercado.

E, ao decidir quanto irá pegar emprestado, avalie não apenas o valor da parcela, mas também o custo efetivo total da dívida que está fazendo, que é o quanto você pagará no final do prazo negociado.

 

5º Passo para organizar as finanças na terceira idade: buscar outra fonte de renda

O quinto passo para organizar as finanças na terceira idade é buscar outra fonte de renda. Mas, isso não significa que você precisa voltar a trabalhar com aquilo que atuou a vida toda. Pelo contrário! A ideia é que você transforme algum hobby em um negócio informal, como fazer e vender produtos de confeitaria, bijuterias, arte e por aí vai.

Conhecidos os 5 passos de como organizar as finanças na terceira idade? Então, que tal agora CLICAR AQUI e conferir quais são os 5 diferenciais da aposentaria privada?