Aposentadoria de verdade 23 de junho de 2021 | Por Tabata Martins

5 diferenciais da aposentaria privada

Você já sabe quais são as principais diferenças entre a aposentadoria pública e a privada, certo? Se não, clique aqui e volte ao post anterior antes de ler este, que foi escrito para te apresentar 5 diferenciais da aposentadoria privada que, muitas vezes, ainda são desconhecidos para grande maioria da população brasileira. Vamos lá?

1 Sem incidência de come-cotas

Ao fazer um plano de previdência privada para, assim, ter o benefício da aposentadoria privada, é importante que saiba que nesse tipo de investimento não há incidência de come-cotas, que é um tipo de tributação antecipada sobre o recolhimento do Imposto de Renda (IR). Assim, o cálculo e o planejamento do seu rendimento são facilitados. Além disso, é válido pontuar que, normalmente, o come-cotas retira do titular cotas que poderiam continuar rendendo e se valorizando ao longo do tempo, o que compromete o rendimento final do investimento em que há incidência desse tributo.

2 Opção de portabilidade

Ao contrário de muitos outros tipos de investimentos financeiros, ao fazer um plano de previdência privada, você tem a opção da portabilidade. Ou seja, caso se arrependa de ter aberto tal plano junto à uma determinada instituição financeira, há a opção de migrá-lo para outras empresas e/ou fundos de pensão, como a Mais Previdência. Além disso, a opção de portabilidade também te permite trocar de plano, desde que seja dentro da mesma instituição financeira inicial. 

3 Ausência de idade mínima

Outro grande diferencial da aposentadoria privada é que para fazer esse tipo de investimento financeiro não é preciso ter uma idade mínima, pois a única exigência é um número de CPF. Com isso, trata-se de um investimento que, inclusive, os pais podem fazer para os seus filhos (as) logo que eles nascem, antecipando para eles a segurança de um futuro seguro e tranquilo.

4 Permite a sucessão patrimonial

A sucessão patrimonial é mais um diferencial quando o assunto é aposentadoria privada. Afinal, ao contrário do que ocorre na aposentadoria pública por meio do INSS, é criada uma cota individual para cada pessoa no momento de assinar o contrato do plano de previdência privada. Assim, cada segurado estabelece o seu próprio patrimônio, que pode ser passado adiante para futuros herdeiros e/ou pessoas indicadas pelo proprietário do plano. Assim como, em caso de falecimento, o patrimônio é transferido sem a necessidade de inventário e/ou de pagamento de impostos.

5 Redução do Imposto de Renda

Por último, mas não menos importante, queremos te apresentar o diferencial de que, ao investir para ter uma aposentadoria privada, você também pode pagar menos Imposto de Renda, sendo que a diminuição da base de cálculo do IR neste caso é de até 12% da renda anual tributável. Dessa forma, é válido pontuar ainda que tal benefício é oferecido somente para os contribuintes que possuem um Plano Gerador de Benefício Livre, o conhecido PGBL que já te apresentamos por aqui. Assim como, essa alternativa é indicada para as pessoas que fazem a Declaração do Imposto de Renda Completa.

Agora que já te apresentamos os 5 diferenciais da aposentaria privada que separamos especialmente para você, aproveite para clicar aqui e entender o porquê investir o seu 13º salário em previdência privada é uma boa alternativa!

 

Por Tabata Martins, Jornalista da Mais Previdência, e Pedro Furtado, colaborador e Customer Success na Toro Investimentos.