Controle financeiro 4 de janeiro de 2023 | Por Tabata Martins

4 dicas para começar o ano sem dívidas

Ano novo, vida nova, certo? Mas, isso também se aplica à sua vida financeira? Se não, então este post pode te ajudar e muito. Afinal, foi pensado e escrito para te dar 4 dicas para começar o ano sem dívidas. Então, preste atenção e leia até o final, combinado?

1ª DICA:  procure entender a origem das suas dívidas

A primeira dica para você começar o ano sem dívidas é procurar entender a origem delas. Ou seja, separe um tempo para sentar e fazer um balanço de todas as suas contas atrasadas. Mas, nesse momento, não anote só valor e tempo de vencimento. Faça questão de classificar dívida por dívida.

É aluguel vencido? Cartão de crédito? Financiamento de casa, apartamento e/ou carro? Empréstimo no banco ou com familiares? Contas de luz, água, condomínio? Enfim… Seja detalhista nessa hora, pois, dessa forma, terá uma noção completa de qual é a sua real situação financeira.

2ª DICA:  faça um mapeamento das suas dívidas por ordem de importância

A segunda dica para você começar o ano sem dívidas é fazer um mapeamento delas por ordem de importância, sendo da mais importante para a menos.

Mas, como saber qual é a dívida mais importante?

Simples! Só você analisar qual, caso não seja paga, irá impactar mais na sua vida. Nesse sentido, sempre opte por quitar primeiro as com maiores juros, ok?

3ª DICA:  corte o problema pela raiz

A terceira dica para você começar o ano sem dívidas é, literalmente, cortar o problema pela raiz. Então, depois de entender a origem das suas dívidas e mapeá-las por ordem de importância, é imprescindível que você te impeça de fazer novas.

Como?

Cancelando o cartão de crédito, vendendo um bem que percebeu que não consegue ‘bancar’ mais, como carro e casa, e por aí vai… Tudo depende da origem das suas contas atrasadas. Porém, o mais necessário nessa fase é ser frio (a). Ou seja, não deixe que a emoção te impeça de ter como fazer novas dívidas. Ok, vai ser sofrido abrir mão de algo, mas, lá na frente, quando conseguir colocar a sua vida financeira em dia, te garantimos que todo esse esforço será compensado e, o melhor, o seu dinheiro poupado. Confie!

4ª DICA:  renegocie as suas dívidas

A quarta e última dica para você começar o ano sem dívidas é renegociá-las. Isso mesmo, é hora de entrar em contato por telefone ou presencialmente com todas as instituições financeiras que deve alguma coisa e entender se conseguem abater alguns juros, caso faça a quitação da dívida à vista, por exemplo. Além disso, caso não tenha dinheiro para pagar à vista, consulte a opção de diminuir o número das parcelas ou ainda questione sobre a chamada ‘troca de dívida’, que, tecnicamente, é nomeada de portabilidade de crédito e pode ser solicitada a qualquer momento.

Para saber mais sobre ‘troca de dívida’ e já ir ao banco bem informado (a), é só CLICAR AQUI!

Gostou dessas 4 dicas para começar o ano sem dívidas? Esperamos que sim e aproveitamos para te convidar a CLICAR AQUI e aprender a como não endividar com as contas extras do começo de ano.