Controle financeiro 27 de janeiro de 2021 | Por Tabata Martins

Saiba como não endividar com as contas extras do começo do ano

Todo começo de ano é a mesma coisa. Contas e mais contas extras, como material escolar, IPTU, IPVA, seguro de carro, matrícula, etc. Todas chegam quase que de uma vez só e precisam ser pagas em meio a um período tão conturbado e cheio de outros gastos inesperados. Além disso, com a continuação da pandemia de Covid-19, as coisas estão mais difíceis, concorda? Um verdadeiro pesadelo, não é mesmo? Mas, calma! Para tudo tem solução e, por isso, no post de hoje, queremos de ajudar a não endividar com as contas extras do começo do ano. Assim, confira, abaixo, 3 dicas que separamos especialmente para que tenha um bom ano financeiro.

1 – Prepare-se para as contas extras

A primeira dica, apesar de parecer estar um pouco tarde para ela, é você se preparar constantemente para ter condições de pagar as contas extras. Sim! O ideal é que, durante todo o ano, tente guardar pelo menos 10% do que ganha e, assim, construa uma reserva de segurança em momentos tão complicados como o início de todo ano. Então, comece já a se preparar para 2022. Afinal, nunca é tarde para fazer aquilo que é certo e te traz segurança no futuro.

2 –  Faça um orçamento anual

A segunda dica para não endividar com as contas extras do começo do ano é fazer um orçamento anual. E isso significa incluir os gastos sazonais na hora de projetar os gastos mensais a partir do ano anterior em uma planilha. Como? Suponhamos que, em janeiro do ano passado, você gastou, por exemplo, R$ 5 mil para conseguir quitar as suas contas extras. Sendo assim, no orçamento anual deste ano, o indicado é que você considere esses R$ 5 mil gastos em 2020, mas some de 10% a 15% nesse valor total. Isso porque essa é a melhor forma de você proteger o seu orçamento de eventuais variações e o comum aumento de preços para o ano vigente. Além disso, na hora de consultar as despesas do ano passado, faça isso por meio do acesso aos extratos e/ou faturas arquivadas para que sua estimativa seja fidedigna.

3 – Priorize os pagamentos à vista

A terceira e última dica para não endividar com as contas extras do começo do ano é, se possível, priorizar os pagamentos à vista. Até porque, normalmente, essa forma de pagamento apresenta descontos automáticos, assim como te dá maior poder de negociação. Além disso, sem dúvidas alguma, o pagamento das despesas sazonais à vista simplifica o controle financeiro durante o resto do ano e isso resulta em menos riscos para você, em caso de imprevistos. Afinal, dessa maneira, não estará comprometendo a sua renda mensal, o que acontece quando parcela tais despesas.

Gostou das 3 dicas de como não endividar com as contas extras do começo do ano, mas não vai ter jeito mesmo de não começar 2021 com um déficit no seu orçamento? Então, agora, te convidamos a saber mais sobre como renegociar dívidas!