Controle financeiro 9 de dezembro de 2020 | Por Tabata Martins

Saiba como renegociar dívidas

Renegociar dívidas é uma arte! Arte essa que envolve, principalmente, quanto dinheiro você tem a oferecer e seu poder de persuasão. Por isso, neste post, queremos te explicar melhor como renegociar dívidas. Vamos lá?

Quando o assunto é renegociação de dívidas, precisamos analisar os dois tipos de cenários abaixo:

  • 1º Primeiro – Pagamentos do financiamento e/ou empréstimo em dia

  • 2º Segundo – Pagamentos do financiamento e/ou empréstimo em atraso e nome ‘sujo’ nos órgãos de fiscalização (CPC e Serasa)

 

Como renegociar dívida com pagamentos de financiamento e/ou empréstimo em dia?

Se você se encontra no primeiro cenário, em que os pagamentos do seu financiamento ou empréstimo estão em dia, lembre-se que, para reduzir sua dívida, a melhor maneira para renegociá-la é ter um montante próximo ou igual ao valor que ainda deve em mãos. Tendo, a nossa dica é entrar em contato com o seu banco e dizer: gostaria de quitar o valor restante da minha dívida. Qual o desconto vocês podem fazer?

Nesse momento, te garantimos que começa o seu poder de negociação! Mas, lembre-se que o tempo menor já obriga o banco a, naturalmente, reduzir os juros. Porém, existe outro fator interessante, que é o fato de ter pagamentos em aberto faz com que o banco inclua no cálculo a taxa de juros, o que chamamos de risco de não pagamento. Então, quanto mais rápido o banco receber, melhor será para ele, pois estará diminuindo seus riscos. Sendo assim, você não pode esquecer que o risco é proporcional ao retorno. Ou seja, se o banco está diminuindo o risco dele, você deve negociar ‘pesado’ para diminuir também o retorno. Para isso:

  • anote o máximo de argumentos que puder para negociar com o banco;

  • mostre que você sempre foi um bom pagador; e

  • tenha em mente que você não é obrigado a aceitar a primeira proposta que o banco te der.

 

Como renegociar dívida com pagamentos de financiamento e/ou empréstimo em atraso?

Se você se encontra no segundo cenário, em que os pagamentos do seu financiamento ou empréstimo estão em atraso, te confidenciamos que a questão da negociação é bem similar a um cenário de dívida em dia. Então, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, o mais indicado é que pare de tentar limpar seu nome a qualquer custo. Pois, dessa forma, você só irá tentar renegociar o financiamento aumentando o prazo e diminuindo o valor individual da parcela. Com isso, irá tornar o montante da dívida cada vez maior, além do fato de que, daqui a 3 ou 4 meses, muito provavelmente, você não conseguirá pagar a dívida e, então, terá o nome sujo novamente, sendo obrigado a renegociar a dívida mais uma vez. Ou seja, a ‘bola de neve’ só vai crescer.

Se o seu nome já está sujo e a dívida em atraso, o indicado é que pare de pagar a qualquer custo e comece a guardar o valor correspondente à dívida ou o máximo que conseguir. Dessa maneira, o banco irá te ligar algumas vezes tentando negociar a dívida. Nesse momento, seja honesto e diga que não tem condições de pagar agora, mas que irá pagar.

Atenção! Essa forma de renegociação pode ser estressante! Claro! Porém, acredite que vale a pena! Seja firme, continue guardando o dinheiro até ter o poder de negociação para quitar totalmente a dívida. E, depois de conseguir resolver de vez a sua situação, passe a tomar mais cuidado com empréstimos, financiamentos e compras parceladas. Afinal, a saúde financeira da sua vida é um bem que você precisa zelar.

E zelo é uma das premissas da educação financeira. Então, clique aqui e saiba mais sobre o que é educação financeira e com praticá-la!

Por Tabata Martins, Jornalista da Mais Previdência, e Pedro Furtado, Financista e colaborador.