Controle financeiro 11 de janeiro de 2023 | Por Tabata Martins

4 dicas de como se planejar financeiramente para os gastos de início do ano

2023 chegou com tudo para você, inclusive, em relação aos boletos que não param de surgir, não é mesmo? Então, este post pode te ajudar e muito, pois foi pensado e escrito com o intuito de te dar 4 dicas de como se planejar financeiramente para os gastos de início do ano. Vamos lá?

DICA 1: faça um mapeamento de todos os gastos de início de ano

A primeira dica de como se planejar financeiramente para os gastos de início do ano que temos hoje para você é que mapeie tudo o que, primordialmente, precisa pagar e comprar nesta época do ano.

IPTU, IPVA, seguro, matrícula, material escolar? Anote tudo!

Ou seja, separe um tempo para elencar tudo isso em detalhes, incluindo sempre o nome da despesa e, posteriormente, o valor. E, caso ainda não saiba o valor exato de alguma despesa de início de ano, faça uma previsão mais próxima possível com base no que ocorreu no ano passado.

E lembre-se: esse mapeamento deve ser feito de maneira que possa ser consultado de forma simples e rápida. Por isso, que tal CLICAR AQUI e conhecer 5 aplicativos para colocar a educação financeira em prática?

DICA 2: dê preferência por pagar à vista alguns gastos de início de ano

A segunda dica de como se planejar financeiramente para os gastos de início do ano que temos hoje para você é que, se possível for, dê preferência por pagar à vista alguns deles. Isso porque, em geral, quando esses gastos são impostos, como IPTU, IPVA e outros por exemplo, o pagamento em uma única vez costuma ter um significativo desconto. Ou seja, é uma boa maneira de ficar em dia com as contas gastando menos, o que pode te ajudar a quitar outras despesas.

DICA 3: estabeleça limites para alguns gastos de início de ano

A terceira dica de como se planejar financeiramente para os gastos de início do ano que temos hoje para você é que estabeleça limites.

Mas, agora, você deve estar se perguntando: como assim?

Bom, essa dica, é claro, vale para os gastos de fim de ano relacionados aquilo que você precisa comprar nesta época do ano, como é o caso de material escolar, uniforme, viagem, etc.

Nesse sentido, o indicado é que, após fazer o seu mapeamento de gastos de fim de ano, tenha clareza do quanto, realmente, tem de dinheiro disponível para fazer tais compras de forma que não crie dívidas.

DICA 4: faça uma análise depois que pagar os gastos de início de ano

A quarta e última dica de como se planejar financeiramente para os gastos de início do ano que temos hoje para você é que faça uma análise depois que pagar tais despesas. Ou seja, reserve um tempo para avaliar quanto gastou ao todo, o que deu certo ou não, se conseguiu pagar todas as contas em dia, quanto de desconto conseguiu por fazer pagamentos à vista, o que precisou parcelar e por aí vai…

A ideia dessa análise é que, a partir dela, você tenha condições de se preparar melhor durante todo este ano de 2023 para que, em 2024, consiga arcar com os gastos de início de ano de uma forma planejada e, consecutivamente, mais tranquila e menos onerosa para o seu bolso.

Já pronto (a) para se planejar financeiramente para os gastos de início do ano? Esperamos que sim e aproveitamos a oportunidade para te convidar a CLICAR AQUI e aprender como plano de previdência privada ajuda a pagar menos Imposto de Renda!