Sem categoria 31 de março de 2021 | Por Tabata Martins

Como plano de previdência privada ajuda a pagar menos Imposto de Renda?

Você sabia que investir em plano de previdência privada é uma forma de pagar menos Imposto de Renda? Não? Então, este post é para você, já que foi pensado para lhe explicar como isso funciona. Então, preste atenção!

Como pago menos Imposto de Renda ao investir em previdência privada?

Para pagar menos Imposto de Renda ao investir em previdência privada, em primeiro lugar, você precisa saber que a diminuição da base de cálculo do IR neste caso é de até 12% da renda anual tributável.

Também é importante que saiba que tal benefício é oferecido somente para os contribuintes que possuem um Plano Gerador de Benefício Livre, o conhecido PGBL que já te apresentamos por aqui. Assim como, essa alternativa é indicada para as pessoas que fazem a Declaração do Imposto de Renda Completa.

 Atenção! Existem ainda outra condição para que, de fato, tal desconto no IR seja válido: ser contribuinte ou aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou pelo Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Como saber qual é a renda anual tributável?

Depois de entender como plano de previdência privada ajuda a pagar menos Imposto de Renda, você deve estar se perguntando:  como sei qual é a minha renda anual tributável?

Bom, isso é bem simples! Para ter acesso a esse dado, você precisa apenas consultar o seu Informe de Rendimentos do ano anterior. Tal informação está no Quadro 3 (Rendimentos Tributáveis, Deduções e Imposto sobre a Renda retido na fonte), na Linha 1 (Total de Rendimentos, inclusive férias).

Como gerar os 12% de diminuição da base de cálculo do Imposto de Renda?

Já para gerar os 12% de diminuição da base de cálculo do Imposto de Renda é preciso que, no momento de fazer a sua Declaração do Imposto de Renda Completa, no programa ou aplicativo da Receita Federal, seja inserida a sua Renda Bruta Tributável e o valor da contribuição para os Planos PGBL, uma vez que o cálculo dos 12% dedutíveis já é gerado automaticamente. Portanto, o valor contribuído acima dos 12% para planos PGBL será desconsiderado para dedução da base de cálculo do IR.

Compreendido como plano de previdência privada ajuda a pagar menos Imposto de Renda? Se ainda não, então, clique aqui e confira matéria especial sobre esse tema divulgada no +P News, o informativo digital da Mais Previdência.