Sem categoria 13 de março de 2024 | Por Tabata Martins

Dinheiro te tira do sério? Descubra se sofre de ansiedade financeira!

Dinheiro te tira do sério? Por muitas vezes, você até perde o sono? Então, está na hora de você descobrir se sofre de ansiedade financeira.

Mas, antes: O QUE É ANSIEDADE FINANCEIRA?

Bom, em resumo, ansiedade financeira é um estado emocional e psicológico caracterizado por medos, estresses e preocupações exacerbadas relacionadas às questões financeiras. Ou seja, está diretamente ligada à incerteza que uma pessoa tem em relação à sua capacidade de lidar com gastos rotineiros, investimentos, dívidas e por aí vai, sendo que pode afetar pessoas de todas as idades e níveis de renda.

E, aí? Já descobriu se sofre de ansiedade financeira?

Se ainda não, confira, abaixo, alguns sintomas comuns de quem sofre com ansiedade financeira:

 

Sofre ou não com ansiedade financeira?

Antes de chegar a uma conclusão, é importante que saiba também que esse estado emocional e psicológico não está necessariamente relacionado ao nível de renda de uma pessoa, mas sim à sua percepção e resposta emocional sobre situações financeiras diversas. No entanto, a ansiedade financeira também pode ser desencadeada por uma variedade de fatores, como dívidas acumuladas, desemprego, despesas inesperadas, falta de planejamento financeiro, etc.

COMO CONTROLAR A ANSIEDADE FINANCEIRA?

Acha que sofre de ansiedade financeira?

Portanto, saiba que, para controlar a ansiedade financeira, é preciso a prática da educação financeira, assim como reais mudanças de comportamento. E, em casos mais graves, é aconselhável a procura de tratamentos psicológicos e/ou psiquiátricos. Por isso, fique atento (a) e sempre procure ajuda quando entender que necessita, combinado?

Você ainda avalia que praticar a educação financeira é coisa de rico? Logo, te convidamos agora A CLICAR NA IMAGEM ABAIXO e aprender com Letícia Ataíde, Diretora de Investimentos da Mais Previdência, a como economizar mesmo ganhando pouco.