Poupar é ganhar 11 de outubro de 2023 | Por Tabata Martins

Seu dinheiro ainda não trabalha para você? Confira 5 dicas de investimento para iniciantes

O seu dinheiro ainda não trabalha para você? Ou seja, ainda não tem o costume de, todo mês, investir uma parte da sua renda em vez de gastar? Então, este post pode ser a sua salvação, uma vez que foi pensado e escrito para compartilhar com você 5 dicas de investimento para iniciantes. Portanto, leia até o final, combinado?

Dica 1 de investimento para iniciantes: TENHA UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO

A dica 1 de investimento para iniciantes é que tenha um planejamento financeiro. Ou seja, tenha claro o porquê quer colocar o seu dinheiro para trabalhar para você. Pois, com essa medida, irá identificar quais são os seus objetivos ao investir parte da sua renda mensal em ver de gastá-la e ficará bem mais fácil escolher por qual modalidade do investimento (Renda Fixa ou Variável) irá começar.

CLIQUE AQUI e saiba o que é Renda Fixa e Renda Variável.

 

Dica 2 de investimento para iniciantes: INICIE COM INVESTIMENTOS DE BAIXO RISCO

A dica 2 de investimento para iniciantes é que inicie com investimentos de baixo risco. E, nesse sentido, não há uma regra que se deve começar pela Renda Fixa para, depois, passar para a Renda Variável. Entretanto, podemos dizer que esse é o caminho mais adequado, uma vez que a Renda Variável apresenta maiores riscos.

CLIQUE AQUI e conheça quais são os principais tipos de investimentos financeiros

 

Dica 3 de investimento para iniciantes: NÃO DEIXE DE AVALIAR A LIQUIDEZ

A dica 3 de investimento para iniciantes é que não deixe de avaliar a liquidez, que nada mais é do que o tempo e a facilidade com a qual você consegue reaver, em dinheiro, um valor investido. Ou seja, se já prevê que irá precisar, em breve, da quantia que separou para investir, não é indicado que opte por investimentos de longo prazo e vice e versa. Portanto, nunca deixe de avaliar a liquidez!

CLIQUE AQUI e conheça 5 tipos de investimentos de longo prazo.

 

Dica 4 de investimento para iniciantes: ESTUDE AS TAXAS DE ADMINISTRAÇÃO

A dica 4 de investimento para iniciantes é que estude as taxas de administração. Porém, para isso, é primordial que você, antes mesmo de investir qualquer quantia, estabeleça o prazo que se pretende deixar o valor investido e conheça bem os tipos de custos envolvidos para cada produto a ser considerado. E isso porque, normalmente, a taxa de administração ou custódia de um investimento é cobrada para custear os seus serviços de gestão e operação.

Na Mais Previdência, por exemplo, a taxa de administração do Plano Mais Previdência Família é ZERO até junho de 2024.

CLIQUE AQUI e faça já uma simulação.

 

Dica 5 de investimento para iniciantes: APOSTE NA DIVERSIFICAÇÃO

A dica 5 de investimento para iniciantes é que aposte na diversificação. Ou seja, não invista todo o seu dinheiro em um único tipo de investimento, pois a diversificação ajuda na obtenção de bons rendimentos. Além disso, a diversificação também contribui com o que chamamos de ‘geração de fluxo de caixa’ na sua carteira de investimentos. Assim como, apostar em uma carteira de investimentos diversificada é uma ótima forma de se proteger da volatilidade do mercado. 

Gostou das 5 dicas de investimento para iniciantes?

Esperamos que sim e te convidamos a CLICAR NA IMAGEM ABAIXO para aprender com Letícia Ataíde, Diretora de Investimentos da Mais Previdência, a como juntar dinheiro mesmo ganhando pouco.

Tem mais dúvidas sobre educação financeira?

É só CLICAR AQUI e assistir todos os vídeos da +PAcademy no YouTube. E, se ainda não se inscreveu no canal +P no YouTube, a hora, é agora!