Poupar é ganhar 3 de agosto de 2022 | Por Tabata Martins

Tipos de investimentos financeiros: o que é renda fixa e renda variável?

Você sabe o que é investimento financeiro, mas não faz ideia de como começar a investir o seu dinheiro? Então, este post pode te ajudar e muito! Afinal, ele foi escrito para te apresentar quais são os tipos de investimentos financeiros, englobando o que é renda fixa e renda variável. Vamos lá?

Quais são os tipos de investimentos financeiros?

Hoje em dia, existem várias maneiras de investir. Você pode aplicar o seu dinheiro em fundos de previdência privada como a Mais Previdência, títulos públicos, ações e tantos outros fundos. Entretanto, o objetivo do ato de investir sempre deve ser o mesmo: colocar o seu dinheiro para trabalhar para você!

Nesse sentido, hoje, é preciso que saiba que os investimentos financeiros são divididos em dois grandes tipos:

  • 1º Investimentos em renda fixa

  • 2º Investimento em renda variável

 

Renda fixa: o que é?

Os investimentos financeiros em renda fixa são aqueles que permitem que você tenha uma boa previsibilidade do lucro do dinheiro que investiu, uma vez que é possível estimar o retorno. Além disso, eles apresentam uma subdivisão:

1.    Investimentos financeiros em renda fixa prefixados

Os investimentos financeiros em renda fixa prefixados são aqueles que possuem uma taxa de rentabilidade fixa. Ou seja, no momento em que você fizer o seu investimento, você já saberá exatamente quanto ele vai render.

2.    Investimentos financeiros em renda fixa pós-fixados

Já os investimentos financeiros em renda fixa pós-fixados são aqueles que possuem alguma conexão com índices de mercado, sendo, normalmente, atrelados ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), à Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) ou ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Confira, abaixo, exemplos dos investimentos de renda fixa mais populares hoje em dia:

  •  Tesouro Direto

  • Letras de câmbio (LC)

  •  Letras de crédito isentas do Imposto de Renda (LCI e LCA)

  •  Fundos de Renda Fixa

  • Certificado de Depósito Bancário (CDB)

ATENÇÃO! Todos esses investimentos listados acima são títulos de créditos emitidos por alguma instituição como o Governo, tendo o Tesouro Direto como exemplo; bancos, englobando o CDB, LCI e LCA; ou financeiras, que é referente à LC. Ou seja, ao investir o seu dinheiro nessas categorias de investimentos financeiros em renda fixa, você está, literalmente, emprestando suas economias para essas organizações. Assim, você irá receber o seu lucro quando a instituição escolhida pagar a taxa de juros combinada no período, ok?

Renda variável: o que é?

Os investimentos financeiros em renda variável, diferente dos em renda fixa, estão mais suscetíveis às imprevisíveis oscilações de mercado, podendo, então, te dar retornos muitos bons, assim como até prejuízo. E, no universo dos investimentos financeiros em renda variável, não há uma subdivisão como em renda fixa.

Confira, abaixo, exemplos dos investimentos de renda variável mais populares hoje em dia:

  • Opções (direitos de compra ou venda de lote de ações)

  • Certificado de Operações Estruturadas (COE)

  • Fundos Multimercado (podem investir em diversas classes: DI/SELIC, índices de preços, taxas de juros, câmbio, ações, mercados globais)

  • Fundos de Ações (segue índices como o Ibovespa)

  • Fundos Imobiliários (destinado a empreendimento imobiliários)

  • Mercado de Ações (compra e venda de papéis ou lucro com dividendos)

 

Renda fixa x Renda variável

Ao comparar os dois tipos de investimentos financeiros (renda fixa e renda variável), saiba que, popularmente, os de renda fixa são considerados mais seguros e conservadores e os de renda variável, como o seu próprio nome sugere, têm variação no retorno e, por isso, são mais voláteis e apresentam mais chances de trazer uma rentabilidade maior que a renda fixa.

Conhecidos quais são os principais tipos de investimentos financeiros? Então, que tal CLICAR AQUI e conhecer os 5 diferenciais de investir em um plano de previdência privada?