Poupar é ganhar 17 de agosto de 2022 | Por Tabata Martins

Descubra qual é o seu perfil de investidor

Investir é algo novo para você, apesar de conhecer o que é investimento financeiro e quais são os tipos disponíveis hoje em dia no mercado? Se sim, este post é para você, pois tem o objetivo de te ajudar a descobrir qual é o seu perfil de investidor. Vamos lá?

Quais são os perfis de investidores?

Antes de decidir fazer um investimento financeiro, é importante que descubra qual é o seu perfil de investidor.

Hoje em dia, normalmente, os perfis de investidores são classificados nas seguintes categorias:

  • conservador

  • moderado

  • agressivo/arrojado

 

Perfil de investidor conservador: o que é?

O perfil de investidor conservador é correspondente para uma pessoa que tem significativa rejeição a correr riscos e, consequentemente, prefere fazer investimentos financeiros que lhe tragam segurança.  

Ou seja, o investidor com perfil conservador é aquele que não está disposto a perder nenhuma quantia mesmo diante da forte possibilidade de altos ganhos. Dessa forma, comumente, o investidor com perfil conservador escolhe aplicar os seus recursos financeiros em investimentos de renda fixa.

Perfil de investidor moderado: o que é?

O perfil de investidor moderado é como um meio termo, sendo correspondente para uma pessoa que está disposta a arriscar mais do que o conservador em busca de uma maior rentabilidade. Entretanto, ainda não está disposta a assumir grandes riscos e a ter perdas significativas. Ou seja, trata-se daquela pessoa que apresenta características tanto do perfil conversador, quanto do agressivo.

Normalmente, o investidor com perfil moderado escolhe aplicar os seus recursos financeiros em investimentos que lhe dê uma segurança patrimonial, mas, em algumas situações, também está aberto a riscos.

Perfil de investidor agressivo/arrojado: o que é?

O perfil de investidor agressivo/arrojado é correspondente para uma pessoa que está em busca de uma maior rentabilidade e, para isso, está sim disposta a correr riscos para que isso aconteça.

Rotineiramente, o investidor com perfil agressivo conta a imprevisibilidade e as perdas em curto prazo para que se tenha altos ganhos em um tempo maior, investindo mais em renda variável.