Controle financeiro 15 de dezembro de 2021 | Por Tabata Martins

Taxa Selic mais alta: qual é a influência nos seus investimentos?

Há uma semana exatamente, por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa básica de juros, a conhecida Selic, de 7,75% para 9,25% ao ano. Essa decisão já era esperada por analistas do mercado financeiro, sendo esse o sétimo reajuste consecutivo na taxa, após um longo período de seis anos sem elevação. Mas, desde que você ficou sabendo desta notícia, está se perguntando: ok, mas qual é a influência do aumento da Taxa Selic nos meus investimentos, certo? Se sim, fique tranquilo (a), pois este post foi escrito exatamente com a intenção de lhe explicar sobre isso. Vamos lá?

Taxa Selic: o que é?

Antes de entender qual é a influência do aumento da Taxa Selic nos seus investimentos, é muito importante que saiba ou lembre-se o que, de fato, ela é.

Como já te ensinamos por aqui em posts anteriores, a sigla Selic significa Sistema Especial de Liquidação de Custódia. Porém, de forma mais simples, a Taxa Selic é um sistema do Banco Central (BC) que registra todas as operações relacionadas aos títulos escriturais do Tesouro Nacional. Sendo que, boa parte desses ativos é comprada pelos grandes bancos e, por lei, tais instituições financeiras são obrigadas a direcionar uma porcentagem de seus depósitos a uma conta do BC.

Portanto, a Taxa Selic possui importância financeira, monetária e econômica, sendo utilizada:

  • como controle de inflação ou estímulo ao consumo;

  • para o cálculo de todas as demais taxas de juros da economia brasileira;

  • direcionamento dos rendimentos dos principais investimentos, como diversos ativos de Renda Fixa.

 

Taxa Selic: qual influência do seu nos investimentos?

Entendido o que é a Taxa Selic, é interessante também que saiba que ela representa, basicamente, uma referência para o custo das linhas de crédito em geral no Brasil. Portanto, quando a Taxa Selic é elevada, a tendência é a de que os empréstimos e financiamentos fiquem mais caros. Ou seja, é esperado que os bancos e/ou outras instituições financeiras passem a cobrar juros mais altos nessas operações. E, obviamente, já quando a Selic diminui, acontece o movimento contrário, com os juros do crédito mais baratos.

Já em relação à influência do aumento da Taxa Selic nos investimentos, o que acontece é que a sua elevação beneficia os investimentos de Renda Fixa, que são aqueles que permitem que você tenha uma boa previsibilidade do lucro do dinheiro que investiu, uma vez que é possível estimar o retorno.

Hoje em dia, existe uma subdivisão dentro dos investimentos financeiros em Renda Fixa:

1. Investimentos financeiros em Renda Fixa prefixados

Os investimentos financeiros em Renda Fixa prefixados são aqueles que possuem uma taxa de rentabilidade fixa. Ou seja, no momento em que você fizer o seu investimento, já saberá exatamente quanto ele vai render.

2. Investimentos financeiros em Renda Fixa pós-fixados

Já os investimentos financeiros em Renda Fixa pós-fixados são aqueles que possuem alguma conexão com índices de mercado, sendo, normalmente, atrelados ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), à Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) ou ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Os títulos de Renda Fixa mais populares atualmente são:

  • Tesouro Direto

  • Letras de câmbio (LC)

  • Letras de crédito isentas do Imposto de Renda (LCI e LCA)

  • Fundos de Renda Fixa

  • Certificado de Depósito Bancário (CDB)

Entendida qual é a influência do aumento da Taxa Selic nos investimentos? Então, que tal agora CLICAR AQUI e ficar por dentro de quais são os principais tipos de investimentos financeiros?