Poupar é ganhar 19 de outubro de 2022 | Por Tabata Martins

13ª salário chegando? Aprenda o que NÃO fazer com essa grana extra de fim de ano

Fim de ano já está batendo à porta, não é mesmo? Ou seja, 13º salário chegando. Por isso, hoje, nós vamos te ensinar o que NÃO fazer com essa grana extra que, se bem ‘trabalhada’, pode te ajudar e muito, inclusive, durante o ano de 2023. Quer saber como? Então, leia até o final!

O que NÃO fazer com o 13º salário?

 

1º – Não gaste o 13º salário sem pensar nas dívidas e despesas fixas

 O primeiro ensinamento sobre o que NÃO fazer com o 13º salário é, sem dúvidas, gastá-lo sem pensar nas dívidas e/ou despesas fixas, que, todo começo de ano, aumentam consideravelmente, como matrícula em escolas, IPTU, IPVA e por aí vai…

Isso porque, se você NÃO pensar nas dívidas e nas despesas fixas, você pode acabar se endividando. Ou seja, criando um desequilíbrio da sua vida financeira e, caso já tenha dívidas, prolongando essa preocupante situação.

2º – Não gaste o 13º salário com compras por impulso ou supérfluas

O segundo ensinamento sobre o que NÃO fazer com o 13º salário é gastá-lo com compras por impulso ou supérfluas. Afinal, é muito comum durante o período de fim de ano que a gente seja tomado pela emoção desse período e acabe comprando coisas apenas porque estão sendo anunciadas de maneira apelativa.

Ou seja, muitas vezes, somos vítimas do consumismo que está fortemente incutido nas vendas de todo final de ano e, assim, adquirindo coisas que nós, parentes e/ou amigos realmente não precisamos.

Fique atento (a) e fuja das falsas promoções, como ‘compre 2 e leve 3’. Afinal, muitas das vezes, isso te induz a gastar mais pela falsa sensação de ‘estar aproveitando uma oportunidade’.

3º – Não gaste o 13º salário sem investir pela menos uma parte

O terceiro ensinamento sobre o que NÃO fazer com o 13º salário é gastá-lo sem investir pelo menos uma parte dele. Isso é um grande erro! Pois, com toda a certeza, uma das melhores maneiras de fazer uso dessa quantia extra de fim de ano é investindo ao menos uma parte, já que, com isso, é possível assegurar uma reserva financeira para momentos estratégicos da vida, como os inesperados.

Um bom exemplo de como investir uma parte do seu 13º salário é em previdência privada, caso ainda não tenha. E, se já tiver, a dica é fazer um aporte com essa grana extra e, assim, aumentar o seu patrimônio e, consequentemente, os seus rendimentos.

Entendido o que NÃO é aconselhável fazer com o seu 13º salário? Então, que tal agora CLICAR AQUI e conferir 3 vantagens em fazer um aporte no seu plano de previdência privada?