Aposentadoria de verdade 1 de dezembro de 2021 | Por Tabata Martins

3 vantagens em fazer um aporte ao seu plano de previdência privada

Nesta época do ano, é comum os brasileiros receberem uma renda extra, como bonificações e 13º salário, não é mesmo? No entanto, grande parte da população acaba gastando esses valores com as festividades e se esquece de investir, pelo menos uma parte, pensando no futuro. Um grande erro, principalmente, em tempos de incertezas como os atuais devido à continuidade da pandemia de Covid-19. Por isso, hoje, vamos te apresentar 3 vantagens em fazer um aporte ao seu plano de previdência privada. Vamos lá?

1 – Aporte em plano de previdência privada é um investimento para o futuro

A primeira vantagem em fazer um aporte ao seu plano de previdência privada é que ele é um investimento para o futuro! Isso mesmo! Normalmente quando ganhamos algum dinheiro extra ou sobra alguma quantia no final do mês, logo vem o pensamento: partiu, gastar, não é mesmo? Porém, na maioria das vezes, acabamos utilizando esses recursos com coisas supérfluas e que, em breve, deixarão até de ter utilidade em nossas vidas.

Por isso, seguindo os três pilares da educação financeira, o mais indicado é guardar esse dinheiro pensando no amanhã. E investir tais quantias fazendo um aporte no seu plano de previdência privada é a maneira mais sábia de investir em um futuro seguro.

2 – Aporte em plano de previdência privada é uma forma de fazer o seu dinheiro rende mais

A segunda vantagem em fazer um aporte ao seu plano de previdência privada que queremos te apresentar é que se trata de uma forma de fazer o seu dinheiro render mais. Isso porque, ao fazer um aporte, em vez de gastar quantias extras, estará investindo em algo que rende, mesmo que seja pensando a longo prazo. Ou seja, irá ganhar dinheiro e não perder e/ou continuar com a mesma quantia em mãos!

Fazendo um aporte no seu plano de previdência privada junto à Mais Previdência, por exemplo, irá contar com rentabilidades superiores aos grandes bancos. Prova disso é que o retorno do mês de agosto do Plano CASFAM foi de 0,67%, o que representa um acúmulo no ano de 6,62% e supera os principais índices de mercado (CDI: 2,08% no ano – Poupança: 1,49% no ano).

3 – Aporte em plano de previdência privada reduz o que você paga de Imposto de Renda

A terceira e última, mas não menos importante, vantagem em fazer um aporte ao seu plano de previdência privada aqui listada é o fato de que fazer um aporte reduz o que você paga de Imposto de Renda (IR). Entretanto, isso vale para quem faz a Declaração de IR completa!

Ao fazer um aporte, você pode somar as suas contribuições para a previdência privada ao longo do ano e abater o total desta soma da base de cálculo do Imposto de Renda até o limite de 12% da renda bruta. Isso significa que, ao fazer um aporte, você consegue deduzir ainda mais o seu imposto!

Convencido (a) da real importância de fazer um aporte no seu plano de previdência privada? Esperamos que sim! Mas, caso não esteja, CLIQUE AQUI e confira matéria especial sobre este assunto que saiu no último +PNews, o informativo digital mensal da Mais Previdência.