Conquiste seus sonhos 5 de Maio de 2021 | Por Tabata Martins

Educação financeira familiar: qual é papel das mães?

No próximo domingo, dia 9 de maio de 2021, é comemorado o Dia das Mães. Por isso, hoje, vamos falar sobre o papel das mães na educação financeira da família. Vamos lá?

Mães e educação financeira: qual é a relação?

Antes de entrarmos no papel das mães na educação financeira da família, é importante que entenda qual é a relação entre esses dois assuntos, que, digamos, ser totalmente direta. Prova disso é um levantamento feito pela consultoria IDados produzido com base nos números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revela que o número de mulheres responsáveis financeiramente pelos domicílios no país vem crescendo a cada ano e já chega a 34,4 milhões. Ou seja, atualmente, quase a metade das casas brasileiras são chefiadas por mulheres.

Já conforme dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 43% das mulheres que são chefes de domicílio no Brasil vivem em casal; sendo que 30% têm filhos e 13% não. Dessa forma, é possível concluir que são as mulheres e mães as responsáveis, em grande maioria, por ganhar dinheiro e tomar as decisões de como utilizar esse recurso financeiro dentro dos lares brasileiros.

O papel das mães na educação financeira

Como já te ensinamos aqui, educação financeira é, basicamente, um tema comportamental referente ao modo de utilização do dinheiro que entra e o dinheiro que sai. Ou seja, de quanto você ganha e gasta mensalmente, semanalmente e/ou diariamente, dependendo da forma de trabalho e remuneração de cada um.

Nesse contexto e com os dados aqui já apresentados de que a maioria das casas brasileiras é ‘chefiada’ financeiramente por mulheres com filhos, podemos dizer que o papel das mães na educação financeira é fundamental! Certo?

Mas, fundamental por quê? Porque, em geral, são as mães que administram os recursos financeiros do dia a dia das famílias, inclusive, com tarefas consideradas rotineiras, como compras de supermercado, pagamento de contas, decisão de atividades de lazer, contratação de serviços, definição de mesadas e por aí vai. Sendo assim, são elas que dão ritmo às funções da casa.

É válido pontuar ainda que, mesmo quando não são as mães diretamente que fazem tudo isso listado acima, elas costumam ser as responsáveis por delegar e gerenciar outras pessoas para executarem essas atividades.

Sendo assim, é possível concluir que as mães possuem um papel fundamental na educação financeira da família pelo fato de serem as tomadoras de decisões econômicas dia após dia. Por isso, fique atenta (o)! Até porque, quando a mãe tem hábitos financeiros saudáveis, esses hábitos tendem a ser ‘copiados’ pelos (as) filhos (as).

Agora que já sabe que as mães possuem papel fundamental na educação financeira da família, clique aqui e conheça 5 aplicativos para colocar a educação financeira em prática.