Conquiste seus sonhos 12 de Maio de 2021 | Por Tabata Martins

Educação financeira é uma boa herança para deixar aos filhos (as)?

Quando você escuta sobre herança, o que passa na sua cabeça? Com certeza, algo relacionado a dinheiro, bens e até mesmo estudo acadêmico não é mesmo? Porém, você já parou para refletir que há outros tipos de heranças que pode deixar para os seus filhos (as)? Não? Então, este post é para você! Afinal, ele foi pensado para falar sobre como a educação financeira é uma boa herança para deixar para os filhos (as). Por isso, preste atenção!

Educação financeira = herança financeira

Você é capaz de identificar a herança financeira que recebeu? Se não! A hora, é agora! Pare e tente entender qual é a sua atual ‘herança mental financeira’. Ou seja, quais foram os seus exemplos desde pequeno (a) quando o assunto era dinheiro? Para isso, procure relembrar e entender o que sua mãe, pai e até avós lhe ensinaram sobre dinheiro e que, até hoje, reflete na sua forma de lidar com ele.

Fique tranquilo (a), pois é natural nunca ter pensado nisso antes, mas tenha a certeza de que a maneira como foi educado (a) tem grande ou total influência na sua própria forma de lidar com as finanças atualmente. Isso porque a lógica é que, se foi criado (a) em um ambiente de extremo consumismo, a tendência é que você não tenha aprendido a saber gastar dinheiro de forma equilibrada. Assim como, se cresceu em uma casa em que a economia de recursos a qualquer custo sempre prevaleceu em detrimento de outras coisas, é muito provável que tenha se tornado uma pessoa que não sabe a diferença entre necessária economia e saber administrar as finanças de forma que a vida também seja prazerosa. E, assim, sucessivamente. Dessa forma, quando se trata de educação financeira, o segredo está no exemplo e, por isso, é tão importante que esse tipo de formação também seja trabalhada desde cedo com as crianças. Afinal, dinheiro não é só coisa de adulto!

Educação financeira é uma ótima herança 

Enfim, entendido tudo isso, podemos afirmar que educação financeira é uma ótima herança para deixar aos seus filhos (as) pelo fato de ser por meio dela que é construída uma boa e didática memória nos pequenos (as) em relação ao assunto dinheiro e sua necessária saudável administração. Além disso, assim como a educação acadêmica, a formação financeira também é algo que nunca alguém poderá ‘roubar’ dos seus filhos (as)!

Por isso, coloque a educação financeira em prática dentro da sua casa o mais cedo possível! E, para isso, conte com a nossa ajuda! Comece clicando aqui e conhecendo 3 hábitos para começar a ensinar educação financeira infantil aos seus filhos.