Poupar é ganhar 22 de julho de 2020 | Por Tabata Martins

3 hábitos para começar a ensinar educação financeira infantil aos seus filhos

Como já te ensinamos, dinheiro não é coisa só de adulto, não é mesmo? Por isso, apresentar a educação financeira infantil para seus filhos (as) é de suma importância para que eles se tornem adultos maduros e não consumistas. Mas, você deve estar se perguntando: como consigo estimular meus filhos (as) sobre educação financeira infantil? A resposta está neste post que preparamos especialmente para que você consiga iniciar o ensinamento em educação financeira aos seus filhos com apenas 3 bons hábitos.

1. Ensine que dinheiro não é tudo

O primeiro bom hábito ao ensinar educação financeira infantil aos seus filhos (as) é deixar claro para eles que dinheiro não é tudo nesta vida. Mas, como fazer isso?

Muito simples! Convide os pequenos a, juntamente com você, organizar e planejar momentos prazerosos e sem custos, como um horário para desenharem juntos, assistirem um filme, ligarem para os avós e/ou mesmo você ensiná-los brincadeiras antigas que costumava praticar na sua infância, como amarelinha, queimada, rouba bandeira, entre tantas outras.  Afinal, por meio de atividades assim, você irá conseguir que eles enxerguem o valor dos momentos e coisas boas da vida, além do preço na etiqueta, por exemplo. Assim como, irá promover a habilidade de eles serem felizes sem depender de sair de casa para comprar algo.

2.Defina uma mesada

Além de deixar claro para as crianças que dinheiro não é tudo nesta vida com exemplos práticos, um segundo bom hábito é definir uma mesada para seus filhos (as).

O valor pode ser semanal e/ou mensal, você escolhe! Mas, o indicado é que a quantia da mesada seja estipulada conforme os reais gastos da criança e que ela só a receba, caso cumpra com algumas obrigações. Ou seja, a ideia é que seu filho (a) só ganhe dinheiro em troca de tirar boas notas na escola, ajudar nas tarefas domésticas, cuidar do cachorro ou do irmão mais novo, doar brinquedos e livros, entre várias outras positivas ações que você pode propor a ele (a).

Uma outra boa dica é, sempre que pagar a mesada, estimule seu filho (a) a anotar com o que ele irá gastar o valor com o qual você o recompensou. Assim, você irá ensiná-lo para onde o dinheiro está indo e a poupar, caso queira comprar algo que a quantia da mesada não seja suficiente. No entanto, tente não interferir muito na decisão da criança em como gastar a mesada, pois é importante que ela faça escolhas não tão boas e aprenda com os erros, como gastar tudo antes de receber a nova mesada, por exemplo.  O seu papel como mãe ou pai deve ser apenas o de aconselhar!

3.Crie uma poupança

Depois de conscientizar as crianças de que dinheiro não é tudo na vida e passar a dar uma mesada para elas em troca do cumprimento de algumas obrigações, é hora de você criar uma poupança para elas. Isso mesmo! O terceiro bom hábito que temos como conselho para você é uma das maiores lições que os pais podem passar para seus filhos, que é ensiná-los a poupar desde pequenos.

Para isso, te indicamos a fazer o Plano Mais Previdência Família para seus filhos (as). Assim, a partir de apenas R$ 79 por mês, você irá conseguir planejar um futuro seguro e tranquilo para eles, com rendimento bem superior à tradicional poupança em bancos. Assim como, a partir do 3º ano de contribuição, é possível fazer resgates parciais para a realização de sonhos em família, além de vários outros benefícios.

Ah… depois de fazer o Plano Mais Previdência Família para seus filhos (as), trace, juntamente com eles, um plano a longo prazo para ser realizado por meio do resultado desse investimento. Pois, com esse estímulo, eles irão perceber que é preciso ter planejamento e foco para conquistar grandes objetivos.

Aprendido esses 3 hábitos para começar a ensinar a educação financeira infantil aos seus filhos? Esperamos que sim! Agora, que tal simular como você pode assegurar o futuro financeiro do seu pequeno com a ajuda da Mais Previdência? Clique aqui e saiba como!