Controle financeiro 13 de setembro de 2023 | Por Tabata Martins

Dívida no cartão de crédito? 5 dicas para sair dessa

Possui dívida no cartão de crédito assim como muitos brasileiros por aí? Até porque, conforme pesquisa do Banco Central, as dívidas em cartões de crédito saltaram 31% entre 2019 e 2022 e, nas fintechs, o endividamento quadruplicou no nosso país. Por isso, hoje, nós vamos te dar 5 dicas para sair dessa, ok? É só conferir abaixo:

Dica 1 para sair de dívida no cartão de crédito: calcule o valor total em aberto

A primeira dica para sair de dívida no cartão de crédito é calcular o valor total em aberto. Ou seja, somar todas as suas dívidas junto à instituição financeira do seu cartão para saber qual é o montante a ser pago, incluindo parcelas ainda não atrasadas.

Dica 2 para sair de dívida de cartão de crédito: tente negociar com a instituição financeira

A segunda dica para sair de dívida no cartão de crédito é tentar negociar com a instituição financeira. Mas, ATENÇÃO! Aceitar proposta de parcelamento da sua fatura não é renegociar a sua dívida! Pelo contrário! Pois, isso só vai aumentar a sua dívida e dificultar que consiga quitá-la devido aos juros que esse ‘tipo de negociação’ oferecida tão facilmente acarreta.

Tentar negociar com a instituição financeira do seu cartão é entrar em contato com ela para chegarem a um acordo sobre a aplicação de taxas mais competitivas, já que não tem como tirar os juros do cartão de crédito. E, durante essa negociação, preste atenção na quantidade e o valor das parcelas acordados, bem como o prazo total de pagamento, juros e taxas cobradas. Assim como, a partir disso, é preciso que você tenha como prioridade o pagamento, em dia, desse acordo, ok?

Dica 3 para sair de dívida de cartão de crédito: avalie pegar um empréstimo

A terceira dica para sair de dívida no cartão de crédito é avaliar pegar um empréstimo para quitar a quantia em aberto. Mas, isso só é indicado quando a taxa de juros do empréstimo que você irá pegar for mais baixa do que a da dívida no cartão de crédito, ok? Pois, assim, as parcelas mensais tendem a ser menores. Ou seja, na prática, você vai trocar uma dívida ‘cara’ por outra mais ‘barata’.

E outro ponto a ser avaliado é o desconto que pode conseguir ao pegar um empréstimo e fazer o pagamento adiantado da sua dívida no cartão de crédito.

 

ATENÇÃO!

 

* Na Mais Previdência, todo cliente do Plano CASFAM pode solicitar empréstimo na modalidade pós-fixada. Ou seja, as prestações referentes ao valor total emprestado não têm valor fixo. Toda parcela é calculada de acordo com o saldo devedor, que é corrigido todo mês de acordo com as seguintes taxas: INPC + 1,1% (0,7% juros + 0,4% de taxa administrativa).

 

Dica 4 para sair de dívida de cartão de crédito: antecipe parcelas

A quarta dica para sair de dívida no cartão de crédito é, sempre que puder, antecipar as parcelas. Ou seja, aproveite a entrada de algum ‘dinheirinho extra’, como restituição do Imposto de Renda e 13ª salário, por exemplo, para fazer o adiantamento das parcelas da sua dívida no cartão de crédito. E isso porque, além de reduzir a cobrança de juros, aumenta o score do Serasa, que é uma pontuação que vai de 0 a 1000 e indica as chances do consumidor pagar as contas em dia nos próximos seis meses.

Dica 5 para sair de dívida de cartão de crédito: evite usar o cartão de crédito

A quinta dica para sair de dívida no cartão de crédito é evitar usar esse tipo de pagamento e isso até que quite todos os seus débitos. Afinal, só assim, irá conseguir ter reais condições de juntar dinheiro para pagar o que está em aberto.

Gostou das 5 dicas de como sair das dívidas no cartão de crédito? Então, agora, CLIQUE AQUI para conferir mais 5 dicas para usar o cartão de crédito e não se endividar.

Tem mais dúvidas sobre educação financeira? É só CLICAR AQUI e assistir a todos os vídeos da +PAcademy no YouTube. E, se ainda não se inscreveu no canal +P no YouTube, a hora, é agora!