Controle financeiro 27 de setembro de 2023 | Por Tabata Martins

O que o seu dinheiro diz sobre você? Descubra a sua personalidade financeira

Piromaníaco, desprendido, neurótico, formiguinha ou a nuvem do não saber? Qual é a sua personalidade financeira? Não faz a menor ideia, né? Mas, calma, pois a gente te ajuda a saber o que o seu dinheiro diz sobre você. Afinal, este post foi idealizado e escrito para que você descubra qual é a sua personalidade financeira. Vamos lá?

Mas, antes de te descrever cada personalidade financeira existente, é importante que saiba que todas que serão apresentadas a seguir são fruto de um estudo feito e publicado por Cristina Martín Benito, uma economista e escritora que, por meio da obra ‘Money Mindfulness’, traçou quais são os 5 perfis psicológicos conforme a nossa relação com o dinheiro.

Então, preste atenção e bora descobrir a sua personalidade financeira?

Personalidade financeira 1: O PIROMANÍACO

A personalidade financeira de PIROMANÍACO define aquela pessoa que gasta de maneira compulsiva. Ou seja, a que não consegue juntar dinheiro algum e, na maioria das vezes, gasta até o que não tem.

De acordo com a economista Benito, por trás de uma pessoa com a personalidade financeira piromaníaca, muitas vezes, há uma grande infelicidade de vida, como não estar satisfeito (a) com o trabalho, com os relacionamentos afetivos e a vida em si. Com isso, esse tipo de pessoa usa o dinheiro como uma recompensa das suas frustações e, assim, começa a ‘se premiar’ mesmo não tendo condições financeiras para isso.

Personalidade financeira 2: O DESPRENDIDO

A personalidade financeira de DESPRENDIDO é válida para aquela pessoa que não liga para o valor do dinheiro e, inclusive, gasta-o de forma parecida com o perfil do piromaníaco. No entanto, o desprendido não gasta apenas consigo mesmo e, inclusive, se oferece para pagar a conta quando sai com seus parentes e /ou amigos.

Segundo Benito, por trás de uma pessoa com a personalidade financeira de desprendido, é normal que exista um ser humano carente, sem autoestima e que, por isso, usa do dinheiro como uma forma de ganhar carinho e de, literalmente, comprar a atenção e o amor dos seus conhecidos.

Personalidade financeira 3: O NEURÓTICO

A personalidade financeira de NEURÓTICO é relacionada aquela pessoa que acredita no tabu de que o dinheiro não traz felicidade e que, por isso, pensa que a pobreza é sinônimo de pureza, de bem, do correto. Ou seja, é aquela pessoa que associa riqueza financeira com apenas coisas ruins, sendo capaz de levar o ser humano para um lado perverso, desumano.

Conforme Benito, por trás de uma pessoa com a personalidade financeira neurótica, existe um ser que, muitas vezes, não consegue pedir um aumento de salário e/ou cobrar a mais por algum serviço que presta e isso mesmo fazendo tal atividade melhor do que outras pessoas. Ou seja, impede o seu próprio crescimento financeiro por estar enraizado no tabu de que dinheiro não é bom para nada.

Personalidade financeira 4: A FORMIGUINHA

A personalidade financeira de FORMIGUINHA é direcionada para aquela pessoa que sempre prioriza juntar dinheiro em vez de gastá-lo devido ao grande e contínuo medo que possui dos gastos inesperados, de perder o emprego, entre outros imprevistos que sabemos que podem acontecer na vida de qualquer um.

Para Benito, por trás de uma pessoa com a personalidade financeira de formiguinha também tem uma pessoa que, por muitas vezes, se priva dos prazeres simples da vida em prol de sempre ter mais dinheiro juntado e guardado, o que não é nada saudável. 

 Personalidade financeira 5: A NUVEM DO NÃO SABER

Já a personalidade financeira de NUVEM DO NÃO SABER é apontada para aquela pessoa que, literalmente, terceiriza a administração da sua renda. Ou seja, prefere que o outro, sendo sua esposa, marido, filho (a), pai, mãe, etc, cuide do seu dinheiro para não ter esse tipo de preocupação.

Na concepção de Benito, por trás de uma pessoa com a personalidade financeira de nuvem do não saber existe o risco da enganação e do sofrimento de sérias frustações no decorrer da vida. E isso porque tal despreocupação com o dinheiro pode acabar dando margem para quem administra o dinheiro da pessoa com esse tipo de personalidade financeira fazer o que quiser, inclusive, gastar de forma indevida.

E AÍ? QUAL É A SUA PERSONALIDADE FINANCEIRA?

Independente de qual seja, saiba que dinheiro não leva desaforo! Portanto, ele diz sim muito sobre você e, por isso, ser cada dia mais educado financeiramente é preciso e preventivo.

Por isso, CLIQUE AQUI e confira 5 passos para começar a se educar financeiramente.

E CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO para saber qual é o seu perfil financeiro por meio da ajuda de Alessandro Guimarães, Analista de Investimentos da Mais Previdência.