Controle financeiro 21 de abril de 2021 | Por Tabata Martins

Como funciona uma consultoria financeira?

Após te ensinarmos o que é consultoria financeira e qual é a sua importância, é hora de entender como funciona uma consultoria financeira de verdade. E este post foi pensado exatamente com esse propósito. Então, preste atenção, pois, com esse novo conhecimento, será capaz de compreender os reais benefícios de contratar esse tipo de serviço.

Consultoria financeira: como funciona?

 Antes de detalharmos aqui como funciona uma consultoria financeira, é importante te explicarmos que existem dois tipos desse serviço, sendo eles:

  • Consultoria financeira pessoal

  • Consultoria financeira empresarial

Ou seja, a consultoria financeira pessoal é voltada para ajudar na saúde financeira de uma pessoa física e a empresarial de uma pessoa jurídica, uma empresa, no caso.

Entendido isso, em geral, a consultoria financeira funciona em etapas, sendo a primeira delas o ato do consultor financeiro contratado fazer uma análise profunda das rotinas financeiras do seu cliente, seja ele pessoa física ou jurídica.

Depois, normalmente, o consultor passa para a etapa de emitir um parecer no qual apresenta suas impressões e sugestões de intervenções. Feito isso, ele apresenta, de maneira imparcial, a atual situação financeira do seu cliente para ele, mas sempre demonstrando quais foram os pontos fortes e fracos descobertos, assim como as oportunidades.

Na sequência, o profissional traça uma (a) estratégia (s) para fortalecer as suas finanças e, assim, permitir um crescimento financeiro real e saudável.

Atenção! Atualmente, é muito comum algumas pessoas se intitularem como consultores financeiros na Internet, sendo que nem possuem formação para exercer essa profissão. Por isso, uma boa dica ao contratar um consultor financeiro é buscar por profissionais com certificações, como a CEA, CFA ou CFP.

Agora que já sabe como funciona uma consultoria financeira, clique aqui e confira quais são as 3 certificações financeiras mais importantes para consultores.

Por Tabata Martins, Jornalista da Mais Previdência, e Pedro Furtado, colaborador e Customer Success na Toro Investimentos.