Controle financeiro 7 de abril de 2021 | Por Tabata Martins

Consultoria financeira: o que é?

Você já deve ter ouvido falar que é preciso cuidar da saúde financeira, não é mesmo? Mas, não sabe o que isso significa e como fazer? Se sim, então, hoje, queremos te apresentar o que é consultoria financeira. Vamos lá?

Para começar, você já parou para pensar no que, normalmente, faz quando tem algum problema de saúde e/ou quer melhorar algo no seu corpo e mente? Bom, é muito provável que tenha o costume de procurar um médico para fazer check-up, um nutricionista para cuidar melhor da sua alimentação e até um profissional de educação física para te auxiliar na prática de exercícios, certo?

Pois é! Agora, pare e reflita! O que tais profissionais possuem em comum? Fácil! Todos têm conhecimento técnico em sua área de formação, pois fizeram um curso de graduação, especializações e, provavelmente, vários cursos extras sobre as temáticas das suas profissões!

Agora, uma segunda pergunta: todo médico, nutricionista e/ou personal trainer atende seus pacientes da mesma maneira? Não! Pois, todos esses profissionais possuem a prática de atuar de maneira personalizada, com foco na real situação de saúde, objetivos e estilo de vida de cada pessoa.

Ok! Ok! E o que tudo isso tem a ver com consultoria financeira? Por mais estranho que pareça, T.U.D.O!

 Então, o que, de fato, é consultoria financeira?

Consultoria financeira é, basicamente, o serviço prestado por um profissional da área de Finanças, Contabilidade, Economia e outras afins com o objetivo de ajudar o seu cliente a lidar melhor com os seus recursos financeiros por meio da análise, diagnóstico e indicação de práticas mais apropriadas e soluções diversas. Ou seja, bem semelhante ao que um médico, nutricionista e/ou personal trainer faz, não é mesmo?

Sendo válido ressaltar que, rotineiramente, ao contratar o serviço de uma consultoria financeira, o profissional escolhido também irá te dar informações técnicas e precisas sobre as tendências econômicas, as mudanças na legislação e os riscos associados. Enfim, uma consulta completa!

Assim, podemos chegar à conclusão de que uma consultoria financeira segue a mesma lógica de uma rotineira consulta médica, nutricional e/ou de uma avalição física. Porém, em vez do foco ser cuidar da saúde física e mental, o objetivo principal da consultoria financeira é zelar pela saúde financeira.

Entendido o que é uma consultoria financeira? Então, que tal clicar aqui e conhecer o trabalho da TGL, que é parceira da Mais Previdência e presta esse tipo serviço por meio de profissionais bastante qualificados?

 

Por Tabata Martins, Jornalista da Mais Previdência, e Pedro Furtado, colaborador e Customer Success na Toro Investimentos.