Poupar é ganhar 2 de novembro de 2022 | Por Tabata Martins

Aprenda a proteger o seu 13º salário da inflação

Você sabia que o Brasil tem a 4ª maior inflação entre os 20 países mais ricos do mundo? Pois é! Esse dado foi recentemente divulgado por meio do novo relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e demonstra o quanto é importante tentarmos proteger o nosso dinheiro da inflação. Por isso e motivamos pela chegada do fim de ano, o post de hoje foi pensado e escrito para que você aprenda a proteger o seu 13º salário da inflação. Vamos lá?

Como proteger o seu 13º salário da inflação?

A dica número um para proteger o seu 13º salário da inflação é, sem dúvidas, não deixar essa quantia extra tão esperada de fim ano parada. Ou seja, mantida em dinheiro vivo, conta corrente sem rendimento nenhum e/ou mesmo na poupança.

Mas, por que não deixar o 13º salário na poupança?

Agora, você deve estar se perguntando: por que não deixar o 13º salário na poupança, não é mesmo?

Bem… A questão é que, apesar de ser muito popular entre os brasileiros, a poupança hoje em dia está longe de ser um bom investimento e, por isso, de proteger o seu dinheiro da inflação. Inclusive, no ano passado, descontando o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), principal indicador da inflação brasileira, a poupança teve um retorno negativo de 2,30%, o que representa a pior rentabilidade em 18 anos, por exemplo. 

Invista o seu 13º salário em índices ligados à inflação

A segunda dica que temos para proteger o seu 13º salário da inflação é investi-lo em índices ligados exatamente a ela. Isso porque investir é o segredo para você proteger essa grana de fim de ano, assim como ganhar um rendimento extra.

E, na hora de investir o seu 13º salário ou pelo menos uma parte dele, o indicado é que escolha títulos atrelados ao IPCA, como os CDBs e LCIs IPCA+, que são aplicações de baixo risco e com rentabilidade igual ao IPCA mais uma taxa, que é prefixada. Ou seja, é definida na hora em que você fizer o investimento e, mesmo se a inflação for zero ou negativa, você sai ganhando pelo menos com o chamado bônus. 

Ahh… Outra vantagem é que, no caso das LCIs IPCA+, há isenção de Imposto de Renda, o que melhora ainda mais a rentabilidade desse tipo de título. 

A terceira dica é que existe ainda o investimento em Fundos de Inflação, que são conhecidos como fundos IMA-B e compostos por uma carteira de títulos públicos indexados ao IPCA. Mas, atenção! Nesse tipo de investimento, diferentemente de investir direto no Tesouro IPCA+, você não tem como saber exatamente o retorno que terá.

Entendido como proteger seu 13º salário da inflação? Ou seja, da depreciação do dinheiro ao longo do tempo. Então, CLIQUE AQUI e confira mais 4 dicas para se proteger o seu dinheiro da inflação!