Sem categoria 27 de abril de 2022 | Por Tabata Martins

4 dicas para se proteger da inflação

Depois de aprender o que é inflação, como funciona e para que serve e até se informar sobre alguns impactos dela na sua vida, que tal conferir 4 dicas para se proteger da inflação que separamos hoje para você por meio deste post? Então, vamos lá!

O que causa a inflação?

Normalmente, para nos proteger de algo precisamos saber o que causa o que pode nos colocar em algum risco, certo?

Portanto, saiba que o que causa a inflação são diversos fatores, sendo o principal a famosa ‘lei da oferta e da procura’. Isto é, se muitos consumidores se interessarem por um mesmo produto, é provável que aconteça um aumento do seu preço. E, se houver uma grande queda na disponibilidade desse produto no mercado, a inflação também pode aparecer.

Além disso o aumento dos custos de produção é outra razão que causa a inflação, ou seja, a elevação crescente e generalizada dos preços dos bens e produtos. Isso porque, nesse caso, o empresário/empresa sempre vai optar por repassar esse aumento ao consumidor para, naturalmente, manter a sua chamada margem de lucro.

A inflação pode também surgir pela alta da taxa de juros, mas a longo prazo, já que os juros costumam encarecer o crédito e, dessa forma, as empresas precisam de mais dinheiro para quitar as dívidas e isso pode provocar um aumento no preço do produto final.

Ah… a inflação ainda pode ser causada pelo aumento da emissão de papel-moeda por parte do Governo. Nesse caso, há a crença de que o aumento de dinheiro em circulação sem o aumento da produtividade ocasiona na perda do poder de compra, ou seja, no aumento da inflação.

Pronto! Agora que também já sabe o que causa a inflação, vamos para as dicas de como se proteger?

Dica 1 para se proteger da inflação: tenha um planejamento financeiro

Sim! A dica número 1 para se proteger da inflação pode parecer repetida, mas é a mais útil de todas: planejamento financeiro.

Isso porque! Se você ainda não tem o hábito de controlar de alguma maneira todo o dinheiro que sai e entra do seu bolso todo mês, nunca irá conseguir identificar se está desperdiçando renda em algo.

Se esse é o seu caso, CLIQUE AQUI agora mesmo e confira 3 dicas para iniciar o seu planejamento financeiro pessoal!

Dica 2 para se proteger da inflação: mude os seus hábitos de consumo

A dica número 2 para se proteger da inflação é mudar os seus hábitos de consumo. Como?

Passando a economizar dinheiro ao ir ao supermercado ou feira, por exemplo, e optar pelas mercadorias de menor preço. Assim como, fazer um uso mais consciente de recursos como água e luz. E, sempre que possível, se alimentar em casa e/ou levar marmita e comprar apenas o necessário, eliminando os gastos supérfluos dentro do seu atual estilo de vida e renda.

Dica 3 para se proteger da inflação: crie uma reserva financeira

A dica número 3 para se proteger da inflação é procurar criar uma reserva financeira. Sabe por quê? Quando o assunto é educação financeira, não basta só poupar procurando pagar menos pelos bens e produtos no dia a dia e na contramão da inflação. Também é preciso estar pronto (a) para eventualidades/emergências. Por isso, o indicado é que poupe, todo mês, a partir de 10% da sua renda, como uma maneira de se precaver de questões futuras e inesperadas.

Dica 4 para se proteger da inflação: faça o seu dinheiro trabalhar para você ao investir

A dica número 4 para se proteger da inflação é fazer com que o seu dinheiro trabalhe para você. Como? Investindo e, assim, além de ter o valor aplicado, poderá contar com os juros rendidos sobre essa quantia, o que faz com que você tenha uma maior reserva financeira.

Mas, atenção! Em momento de inflação alta como é o caso do Brasil hoje em dia, é importantíssimo manter e, se der, fazer novos investimentos em entidades financeiras sólidas como a +P, em que tudo que investe em previdência privada é trabalhado por experientes profissionais para que o seu dinheiro renda de verdade. Prova disso é que a sua rentabilidade líquida em 2021 bateu 196% do CDI.

Então, aproveita para CLICAR AQUI e simular agora mesmo como é investir em previdência privada conosco!