Sem categoria 17 de março de 2021 | Por Tabata Martins

Saiba para que e como declarar Imposto de Renda

Você é daqueles (as) que, todo ano, faz a Declaração do Imposto de Renda, mas nunca se perguntou para que está fazendo isso? Se sim, então, está precisando ampliar o seu conhecimento sobre esse assunto. Como? Aprendendo conosco para que e como declarar o IR, o que é o objetivo principal do post de hoje. Vamos lá?

Imposto de Renda: para que declarar?

Quando a pergunta é para que declarar Imposto de Renda, a resposta não é só uma. Afinal, existem vários motivos que justificam esse ato, inclusive, alguns tidos como benefícios a cada um de nós cidadãos brasileiros. Porém, o principal deles, com certeza, é a restituição de valores. Até porque, todo mês, você, como funcionário de uma empresa, tem um determinado valor descontado do seu salário a título de pagamento do Imposto de Renda, não é mesmo? Sendo assim, o objetivo número um da Declaração do Imposto de Renda é mostrar à Receita Federal que seus ganhos, deduzidas as despesas, foram inferiores ao valor mínimo exigido para pagamento do tributo. Com isso, é seu direito receber do órgão o devido montante que foi pago ao longo do ano, o que já te ensinamos que se chama Restituição do Imposto de Renda.

Além disso, confira, abaixo, mais 3 outros motivos que justificam o ato da Declaração do Imposto de Renda que separamos para você:

  1. Declaração do IR é um comprovante de renda aceito por bancos e financeiras

  2. Declaração do IR é o melhor documento para comprovar renda e posse de bens na hora de obter o visto de entrada para Estados Unidos ou outros países no exterior

  3. Declaração do IR é uma demonstração legal das variações do seu patrimônio e a real situação de seus bens, o que comprova as origens dos recursos

 

Imposto de Renda: como declarar?

Para fazer a Declaração do Imposto de Renda é necessário seguir alguns passos. Mas, antes de apresentá-los, saiba que, se você recebe salário, tem o seu próprio negócio e/ou faz investimentos, não tem jeito! Todo ano, você precisa sim fazer a Declaração do Imposto de Renda.

Hoje em dia, a Declaração do Imposto de Renda já é totalmente online. Por isso, ela pode ser realizada por meio do programa ou do aplicativo da Receita Federal. Portanto, o primeiro passo é baixar o programa ou o app. Feito isso, basta seguir os passos que listamos abaixo para você:

  1. Organize todos os documentos necessários (Informes de Rendimento do seu trabalho, contas bancárias e investimentos; carteira de identidade (RG), CPF, título de eleitor; comprovante de envio da Declaração de Imposto de Renda do ano anterior; comprovante de consultas médicas, psicólogos, tratamento de saúde diversos, etc.; comprovante de pagamento de faculdade, escola, cursos, etc; comprovante de bens e investimentos)

  2. Defina se você vai fazer a Declaração do Imposto de Renda Completa ou Simplificada

  3. Preencha todas as informações conforme os seus Informes de Rendimento

Atenção! Caso tenha alguma dificuldade ao fazer a Declaração do Imposto de Renda, procure um profissional especializado para lhe auxiliar nesse processo. Afinal, erros de lançamento dos dados podem lhe trazer vários problemas futuros. Atualmente, muitos Contadores prestam esse tipo de serviço de maneira freelancer, assim como existem várias empresas especialistas em fazer Declarações do Imposto de Renda. Tradicionalmente, o prazo para ser feita a declaração começa no dia 1º de março e se encerra em 30 de abril. Ou seja, o contribuinte tem, historicamente, 60 dias para prestar suas contas.

Mas, se não sabe quais são as diferenças entre Declaração do Imposto de Renda Completa e Simplificada, aguarde, que, na próxima semana, vamos tirar essa sua dúvida de vez! Enquanto isso, que tal clicar aqui e aprender sobre a como renegociar dívidas?