Controle financeiro 16 de setembro de 2020 | Por Tabata Martins

Rentabilidade passada não garante rentabilidade futura

Quando o assunto é rentabilidade, é preciso ficar atento (a)! Afinal, quando for fazer um investimento financeiro, precisa ter em mente que rentabilidade passada não garante rentabilidade futura! Mas, o que isso significa? Calma! Pois, este post foi escrito com a intenção de te explicar exatamente isso. Assim, preste atenção nos exemplos abaixo para facilitar a sua compreensão.

Pessoas também são investimentos

Netto é a mais nova revelação do futebol brasileiro. Com apenas 20 anos de idade, ele estreou na série A do Brasileirão, foi artilheiro do campeonato e ajudou seu time a conquistar uma vaga para a Copa Libertadores da América. Com isso, a sua ascensão meteórica o colocou no radar de grandes clubes do futebol europeu e, devido às suas conquistas e juventude, grandes expectativas foram criadas. No entanto, no ano seguinte, Netto foi contratado pelo Real Madrid pelo valor de 40 milhões de Euros. Em seu primeiro jogo, ele passou mal ao fim do primeiro tempo, sendo levado às pressas para o hospital, onde foi constatado com um problema de coração. Por isso, Netto teve que encerrar sua precoce carreira.

Julio é um jovem executivo do mercado financeiro, possui as mais exclusivas certificações, além de ter uma especialização e um mestrado. Após seu primeiro cargo de Gerência, se destacou em um processo de compra e venda de ativos, o que, além de lhe render um grande bônus ao final do ano, lhe tornou conhecido junto aos bancos multinacionais. Visto sua capacidade técnica e resultados anteriores, recebeu uma proposta para trabalhar em um novo fundo investimento sediado em Xangai, na China, onde seria Diretor Financeiro. No entanto, após seis meses de trabalho, Julio pediu demissão e retornou ao Brasil, uma vez que não conseguiu se adaptar à cultura chinesa e, por ser uma pessoa tímida, também teve muita dificuldade de construir uma vida social.

Mas, você deve estar se perguntando? O que isso tem em comum com investimento financeiro? Simples!

 

Tanto Netto, quanto Julio, são investimentos feitos por empresas. Sim, pessoas também são investimentos!

É válido ainda ressaltar que a lógica dos investimentos é basicamente a mesma: você analisa o que aquela ação já fez e alinha com a expectativas do que ela ainda poderá fazer. Porém, infelizmente, ainda não nos foi dada a capacidade de prever o futuro. Dessa forma, temos apenas expectativas e suposições, o que fazemos a partir de padrões e estudos técnicos. E essas expectativas e suposições são baseadas em probabilidades, mas nenhuma probabilidade tem garantia de 100% de ocorrência.

Por que rentabilidade passada não garante rentabilidade futura?

Com esses dois exemplos que te demos em mente, fica mais fácil entender que rentabilidade passada é um indício claro do que um investimento é capaz de te dar. Entretanto, não existe garantia do que ele te dará amanhã. Pois, o mundo é formado por imprevisibilidades.

Se alguém tivesse lhe dito no dia 10 de setembro de 2001 que, no dia seguinte, dois aviões seriam lançados no World Trade Center, em Nova York, nos Estados Unidos, você acreditaria? Provavelmente, não! Pois é, não há como prever nada.

Portanto, leve para a vida que todo investimento financeiro possui riscos sim e pronto! O que nós podemos fazer é tentar diminui-los ao máximo. Como? Por meio de estudo e acompanhamento dos nossos investimentos. E o que não for possível de diminuir temos apenas que aprender a conviver e, caso seja tão difícil para você lidar com riscos, a nossa sugestão é que mude de tipo de investimento até encontrar um que se sinta totalmente confortável.

Entendido que rentabilidade passada não garante rentabilidade futura? Então, aproveite para conhecer quais são os tipos de rentabilidade que já te ensinamos por aqui!

  • Por Tabata Martins, Jornalista da Mais Previdência, e Pedro Furtado, Financista.