Sem categoria 10 de fevereiro de 2021 | Por Tabata Martins

O que é CDI?

CDI. Essa é uma sigla muito citada quando o assunto é investimento financeiro, certo? Inclusive, se você está seguindo as dicas aqui do +P Blog e, por isso, já iniciou a sua jornada como investidor, com certeza, se deparou inúmeras vezes com esse termo. Mas, a pergunta de hoje é: o que é CDI? Se não sabe responder, fique tranquilo (a)! Pois, o post de hoje foi escrito exatamente para tirar essa sua dúvida.

 CDI: o que é?

Como toda sigla, CDI também tem o seu significado literal, que é Certificado de Depósito Interbancário. Trata-se de um Título de Emissão das Instituições Financeiras que lastreia as operações do mercado interbancário (entre bancos). Suas características são semelhantes a um CDB, mas sua negociação é restrita ao mercado interbancário. Sua função é, basicamente, transferir recursos de uma instituição financeira para outra, sendo utilizado para avaliar o custo do dinheiro negociado entre os bancos.

A Taxa do CDI também é utilizada como parâmetro para avaliar a rentabilidade de Fundos de Renda Fixa (DI), por exemplo. Assim como, pode ser uma referência para carteiras de investimento, como a da Mais Previdência, que fechou 2020 com rentabilidade de 326% do CDI.

Em valores, a Taxa do CDI é praticamente a mesma da Taxa Básica de Juros da Economia (SELIC), que é definida pelo Conselho de Política Monetária (COPOM) e que, nas próximas semanas, vamos te explicar de maneira mais detalhada. Aguarde!

 CDI: para que serve?

Entendido o que é CDI, agora, é hora de compreender para o que ele serve. Bom, em suma, o CDI representa uma importante operação de manutenção da liquidez do sistema bancário, que é a velocidade em que se pode transformar um ativo em dinheiro.

Atenção! As operações do CDI são feitas exclusivamente no período da noite, o que é chamado de overnight. Além disso, lembre-se que ele é restrito às instituições financeiras. Ou seja, você, como pessoa física, não consegue investir no CDI, mas em CDBs, LCIs, LCAs, LCs, entre outros tipos de investimentos que já te apresentamos por aqui. Portanto, esses investimentos rendem um ‘percentual do CDI’.

Compreendido o que é CDI? Então, aproveite para clicar aqui e relembrar quais são os principais tipos de investimentos financeiros!

Por Tabata Martins, Jornalista da Mais Previdência, e Pedro Furtado, colaborador e Customer Success na Toro Investimentos.