Sem categoria 1 de setembro de 2021 | Por Tabata Martins

Como funciona a Bolsa de Valores?

Depois de aprender o que é a Bolsa de Valores, é hora de entender como ela funciona, certo? Pois, então, leia este post até o fim, uma vez que ele foi pensado e escrito para te explicar exatamente como funciona a Bolsa de Valores.

Bolsa de Valores: como funciona?

O funcionamento da Bolsa de Valores não é algo tão difícil de entender. Pois, por meio dela, é que uma empresa decide abrir o seu capital e disponibilizar ações em troca de verba, dinheiro mesmo! Ou seja, é a partir da Bolsa de Valores que os interessados podem se tornar ‘sócios’ de uma empresa ao comprar pequenas ‘fatias’ do negócio, sendo que tais ‘fatias’ são as chamadas ações.

Em resumo, nenhuma pessoa consegue, por conta própria, ligar para a Bolsa de Valores e falar: ‘Olá, tudo bem? Eu gostaria de comprar ações da Petrobrás e, por isso, vou enviar dinheiro para vocês, ok? Afinal, para comprar ações é necessário um intermediário, que são as corretoras de valores, pois são elas as responsáveis e autorizadas por oferecer os produtos (ações) disponíveis na Bolsa de Valores para seus clientes.

Mercado primário e investidor primário

Além disso, é a partir do IPO (Initial Public Offering), que, em português, significa Oferta Pública Inicial de uma empresa, que as ações das corporações começam a ser negociadas. E, consecutivamente, os investidores fazem ofertas de compra e venda, sendo que esse movimento é chamado de mercado primário.

O mercado primário é o que ajuda a delimitar uma relação de oferta e demanda pelos títulos na Bolsa de Valores. E, nesse contexto, temos o chamado investidor primário, que, por exemplo, pode querer vender suas ações por achar que o preço delas vai cair ou simplesmente porque precisa do dinheiro. Sendo que, ao mesmo tempo, outro investidor pode optar por comprá-las pensando que o seu valor vai aumentar.

Atenção! Pois, se ocorrer como descrito acima, o investidor primário irá lançar a chamada ordem de venda para as suas ações e, assim, estipular o valor que pretende obter em troca delas. Com isso, o sistema da corretora, então, envia uma ordem de venda para a Bolsa de Valores, ao mesmo tempo que aquele segundo investidor interessado em comprar uma ação pode enviar uma ordem de compra no valor que quer investir. E ele, dessa forma, assim o faz por meio de sua corretora, que também entrará no sistema automaticamente.

Mercado secundário

Já quando a ordem de compra e venda chega à Bolsa de Valores com o mesmo valor, o negócio é fechado e isso é o que se chama de mercado secundário.

Fique atento (a)! Pois, todo esse processo, ao contrário do que pode parecer, não é lento e, atualmente, as principais bolsas do mundo já negociam de maneira online.

Entendido como funciona a Bolsa de Valores, então, que tal CLICAR AQUI e entender qual é a relação entre o tempo e os investimentos?

 

Por Tabata Martins, Jornalista da Mais Previdência, e Pedro Furtado, colaborador e Analista de Tesouraria na Toro Investimentos.