3 passos para ter uma reserva de emergência
Você já sabe o que é reserva de emergência e quais são as razões para construir uma para você, certo? Porém, não faz ideia por onde começar? Então, este post é para você, uma vez que foi pensado e escrito para compartilhar quais são os 3 passos para ter uma reserva de emergência. Por isso, leia até o final, combinado?
1º passo para ter uma reserva de emergência: repense os seus hábitos de consumo
O primeiro passo para ter uma reserva de emergência é, sem dúvidas, repensar os seus hábitos de consumo. Ou seja, é reduzir, ao máximo, os seus custos, sempre cortando aqueles gastos que não são essenciais, como as famosas compras ‘eu mereço’, por exemplo, entre tantos outros que achamos que não faz diferença, mas faz e muita no final do mês.
2º passo para ter uma reserva de emergência: organize e controle a sua vida financeira
O segundo passo para ter uma reserva de emergência é organizar e controlar, de fato, a sua vida financeira. E, para isso, o indicado é que passe a anotar todos os seus gastos, assim como classificá-los por categorias para que, assim, consiga identificar problemas ou possíveis melhorias.
Confira, abaixo, um exemplo de como categorizar os seus gastos:
-
Moradia: luz, água, aluguel, prestação, Internet
-
Transporte: gasolina, ônibus, metrô ou aplicativos
-
Alimentação: supermercado, feira, restaurante e delivery
-
Lazer: bares, cinemas, festas e viagens
-
Saúde: convênios, remédios e academia
Se preferir, CLIQUE AQUI e baixe uma planilha de controle de gastos que nós da Mais Previdência já disponibilizamos de forma gratuita para todos os colaboradores FIEMG, SESI, SENAI, CIEMG e IEL.
Ou ainda, pode CLICAR AQUI para conhecer 5 aplicativos para colocar a educação financeira em prática que, inclusive, já compartilhamos por aqui no Blog +P.
3º passo para ter uma reserva de emergência: pague as suas dívidas
O terceiro passo para ter uma reserva de emergência é pagar as suas dívidas, caso tenha alguma. Isso porque, ao se livrar de uma dívida, irá surgir uma oportunidade de economizar, o que é primordial para a construção de uma reserva de emergência. E, para sanar as dívidas, não se esqueça de esclarecer o valor total delas, assim como ter um plano de ação para quitá-las, sempre tentando negociar o parcelamento e/ou diminuir o valor total da pendência, ok? E lembre-se ainda de pagar primeiro as dívidas com juros mais altos.
Entendido os 3 passos básicos para ter um reserva de emergência? Então, agora, que tal CLICAR AQUI e conhecer quais são os 3 passos do tripé da educação financeira?