Saiba como começar o ano com a vida financeira em dia
Janeiro de 2021 está aí, né? Então, feliz Ano Novo antes de tudo! Mas, se você como nós da Mais Previdência já quer que este ano seja muito produtivo desde o começo, fique atento (a)! Pois, para que isso aconteça, te garantimos que o primeiro passo é deixar a sua vida financeira em dia! Como? A gente te ajuda! Sabe disso! Por isso, hoje, queremos te dar 4 cruciais dicas de como começar o ano com a vida financeira em dia! Vamos lá?
1 Educação financeira não é mágica
Se você esperava que a primeira dica para começar o ano com a vida financeira em dia fosse uma fórmula mágica, lamentamos informar que educação financeira não é magia e nem feitiçaria! E, infelizmente, nós seres humanos, por questões de sobrevivência mesmo, sempre estamos na busca da ‘fórmula’ que tenha o melhor resultado, mas com o mínimo de esforço possível. Porém, no âmbito da vida financeira, isso não funciona! Então, reforçamos que educação financeira exige esforço, disciplina e comprometimento. Tenha força e coragem!
2 Reavalie seus gastos
Já motivado (a) e com os pés no chão? Então, a segunda dica que temos para que comece o ano com a vida financeira em dia é que reavalie seus gastos. Tire um tempo para, novamente, fazer o que já te ensinamos aqui durante 2020: anotar quais são seus gastos mensais e reclassificá-los como realmente necessários ou supérfluos. Na dúvida, clique aqui!
3 Reflita sobre o que deu certo e o que não deu
Depois de reavaliar seus gastos, a dica que temos para que que comece o ano com a vida financeira em dia é refletir sobre o que deu certo e o que não deu em relação à sua vida financeira de 2020. Afinal, aprender com os erros e repetir o que deu certo é o mais produtivo.
4 Facilite o seu controle financeiro
Depois de ‘cair na real’, reavaliar os seus gastos e refletir sobre o que deu certo e o que não deu em 2020, que tal você facilitar todo o seu processo diário de controle financeiro? Para isso, a nossa última dica é usar a tecnologia ao seu favor. Como? Clique aqui e conheça 5 aplicativos para colocar a educação financeira em prática.
Enfim, acreditamos que, se já começar a aplicar a partir de agora essas 4 dicas que foram dadas aqui, com certeza, você conseguirá ter um ano muito mais tranquilo em relação às suas finanças. Então, tente e continue contando conosco!
Por Tabata Martins, Jornalista da Mais Previdência, e Pedro Furtado, Financista e colaborador.