Sem categoria 15 de setembro de 2021 | Por Tabata Martins

Quais são as modalidades de operação da Bolsa de Valores?

Após três semanas te ensinado sobre o que é a Bolsa de Valores, como este tipo de investimento funciona e o que precisa fazer para começar a investir no ramo, é o momento certo para te apresentarmos quais são as modalidades de operação da Bolsa de Valores. Portanto, leia este post até o fim, combinado?

Bolsa de Valores: quais são as modalidades?

Quando falamos em modalidades de operação da Bolsa de Valores, precisamos te orientar que existem diversas modalidades de operações hoje em dia. Por isso, para este post, escolhemos focar nas três principais pelo fato de serem as mais utilizadas, sendo elas:

  • day trade

  • swing trade

  • buy and hold (ou longo prazo)

 

Modalidade de operação da Bolsa de Valores day trade

Na modalidade de operação da Bolsa de Valores chamada de day trade, o operador compra e vende ativos no mesmo dia, lucrando, assim, com a diferença de preço nesse curto espaço de tempo. Mas, é importante ressaltar que esse curto espaço de tempo inicia e encerra sempre no mesmo dia, sendo que, normalmente, envolve ativos do chamado ‘mercado futuro’.

Note ainda que, na explicação anterior, usamos, em todo o momento, a palavra operação e operador no lugar de investimento e investidor. Pois bem, isso se justifica pelo fato de que day trade não é um investimento! Trata-se de uma atividade bastante rentável, porém, lembre-se sempre que, quanto maior o retorno, maior é o risco. Afinal, não existe dinheiro fácil!

 

Modalidade de operação da Bolsa de Valores swing trade

A modalidade swing trade é bem similar à day trade. Entretanto, ela possui pequenas diferenças, sendo a primeira o fato de que as suas operações não iniciam e encerram no mesmo dia. Em contrapartida, esse intervalo continua sendo de um curto espaço de tempo, pois não existe um padrão definido para determiná-lo, mas esse espaço de tempo costuma variar de três a cinco dias.

Na modalidade de operação da Bolsa de Valores swing trade, normalmente, são as ações que são negociadas, sendo que elas são consideradas menos arriscadas que o day trade, pois existe um espaço de tempo maior para a tomada de decisões e análise.

 

Modalidade de operação da Bolsa de Valores buy and hold

Já na modalidade de operação da Bolsa de Valores buy and hold, a compra de ativos é destinada para mantê-los por muito tempo. Por isso, essa modalidade é muito utilizada para objetivos de longo prazo.

Conhecidas as três principais modalidades de operação da Bolsa de Valores? Então, CLIQUE AQUI e saiba como funciona e para que serve um fundo de investimento.

 

Por Tabata Martins, Jornalista da Mais Previdência, e Pedro Furtado, colaborador e Analista de Tesouraria na Toro Investimentos.