Aposentadoria de verdade 26 de julho de 2023 | Por Tabata Martins

Previdência privada não é só para quem não paga INSS: 5 mitos sobre esse tipo de investimento

Para você, previdência privada só serve para quem não tem emprego fixo e/ou não faz contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? Então, temos um alerta de que está errado (a) e, muitas vezes, sendo até enganado (a)! Por isso, hoje, nós vamos te provar que previdência privada não é só para quem não paga INNS! Como? Te apresentando 5 mitos sobre esse tipo de investimento. Vamos lá?

MITO 1 sobre previdência privada: SÓ SERVE PARA A APOSENTADORIA

O mito número 1 e o mais comum sobre previdência privada é que esse tipo de investimento financeiro SÓ SERVE PARA A APOSENTADORIA. Já ouviu esse absurdo, não é mesmo? Mas, saiba que, apesar de esse ser o maior propósito desse tipo de investimento, que é construir uma segunda renda no momento em que você parar de trabalhar, essa não é a única serventia da previdência privada não. Pelo contrário!

Afinal, não existe idade mínima exigida para começar a receber os valores acumulados por meio do investimento em previdência privada, sendo assim também muito indicada para quem quer juntar dinheiro o fazendo render para a conquista mais fácil de objetivos e sonhos de médio e longo prazo.

No caso do Plano Mais Previdência Família, que é o atualmente ofertado pela Mais Previdência, por exemplo, é possível fazer resgates parciais já a partir do terceiro ano de contribuição. Ou seja, é uma excelente maneira de conseguir poupar e rentabilizar dinheiro para a compra da primeira casa/apartamento, automóvel, faculdade dos filhos, viagens e por aí vai.

MITO 2 sobre previdência privada: SÓ VALE A PENA SE COMEÇO BEM JOVEM

O mito número 2 sobre previdência privada é que SÓ VALE A PENA FAZER ESSE TIPO DE INVESTIMENTO FINANCEIRO SE COMEÇÁ-LO BEM JOVEM. Porém, apesar de, obviamente, quanto mais cedo você começar a investir em previdência privada, mais irá conseguir juntar devido aos juros compostos e menos terá que dispor todo mês, é possível sim fazer um plano de previdência privada em qualquer momento da vida.

Ou seja, independentemente se você tem 20, 30, 40 ou 50 anos, o ideal é começar e adaptar os valores investidos em previdência privada conforme o seu objetivo com esse tipo de investimento financeiro.

MITO 3 sobre previdência privada: É COISA DE RICO

O mito número 3 sobre previdência privada é que É COISA DE RICO, o que não condiz com a realidade. Afinal, hoje em dia, é possível fazer adesão a planos de previdência privada gastando menos de R$ 100 por mês, como é o caso do Plano Mais Previdência Família, cuja contribuição mínima é de apenas R$ 79 mensal.

Mas, fique atento (a)! Pois, ao determinar o valor da sua contribuição a um plano de previdência privada, é de suma importância que alinhe as suas expectativas. Ou seja, o valor que você irá conseguir acumular é equivalente ao que você irá investir todo mês. Por isso, faça as contas direito e não ache que existe mágica quando o assunto é dinheiro, combinado?

MITO 4 sobre previdência privada: SÓ COMPLICA A DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA

O mito número 4 sobre previdência é que esse tipo de investimento financeiro SÓ COMPLICA A DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA (IR). E que mito viu! E isso porque, o que muita gente não sabe é que previdência privada, na verdade, ajuda a pagar menos IR. Isso mesmo!

Previdência privada é um tipo de investimento financeiro que oferece o benefício fiscal da diminuição da base de cálculo do IR em até 12% da renda anual tributável por meio das contribuições mensais. Porém, também é importante que saiba que tal benefício é oferecido somente para os contribuintes que possuem um Plano Gerador de Benefício Livre, o conhecido PGBL, que já te apresentamos por aqui. Assim como, essa alternativa é indicada para as pessoas que fazem a Declaração do Imposto de Renda Completa.

Para saber mais como plano de previdência privada ajuda a pagar menos Imposto de Renda, é só CLICAR AQUI!

MITO 5 sobre previdência privada: SÓ PODE TER UM PLANO

O mito número 5 sobre previdência privada é que cada pessoa SÓ PODE TER UM PLANO, o que também não é verdade. Uma mesma pessoa, CPF, pode sim ter mais de um plano de previdência privada em seu nome, já que não há esse limite e, inclusive, é uma maneira de diversificação de investimentos. Entretanto, é interessante que saiba também que, quanto mais aportes você fizer em um mesmo plano de previdência privada, maior será o volume de recursos acumulado e, consequentemente, os rendimentos gerados.

Já é cliente do Plano CASFAM, mas ainda não fez o Plano Mais Previdência Família, inclusive, para você, seus filhos (a), esposa e/ou marido? Então, te convidamos a CLICAR AQUI para conversar com a nossa equipe Comercial.