Open banking: como aderir?
Após entender o que é open banking, como ele funciona e conhecer as suas reais vantagens, está com vontade de aderir ao Sistema Financeiro Aberto? Mas, não sabe como? Calma, pois a gente te explica!
Como aderir ao open banking?
Para aderir ao open banking é bastante fácil e prático, como o próprio sistema preconiza. Afinal, a adesão ao sistema é feita, exclusivamente, pelos canais digitais, como sites e aplicativos de celular, das instituições financeiras participantes, que podem ser bancos, cooperativas e/ou fintechs.
Portanto, NÃO existe aplicativo para download e/ou site específico para o cadastro no open banking. Além disso, também não é necessário assinar documentos em agências bancárias para participar do Sistema Financeiro Aberto.
Como identificar a opção de adesão nos canais digitais das instituições financeiras participantes?
Para identificar a opção de adesão nos canais digitais das instituições financeiras participantes do open banking também não é nada complicado! Normalmente, a opção para aderir ao sistema aparece na tela do celular, notebook e/ou tablet quando você acessar os canais digitais da instituição financeira que possui algum vínculo e buscar por contratação de um produto ou serviço financeiro. Pois, nesses momentos, a instituição financeira costuma perguntar se há interesse em compartilhar os dados de cadastro ou histórico de transações que o cliente possua em outra instituição também participante do open banking.
Mas, atenção! Pois, somente as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central podem participar do open banking.
Para consultar a lista completa das instituições participantes, CLIQUE AQUI. Além disso, antes de aceitar qualquer proposta, é preciso estar ciente da finalidade e prazo para uso das informações solicitadas.
Finalidades e prazo para uso das informações solicitadas no open banking
De acordo com orientações do Banco Central, o compartilhamento de dados por meio do open banking ocorre apenas se a pessoa autorizar e sempre para finalidades determinadas, assim como por um prazo específico.
Fique atento(a), já que o prazo para o compartilhamento também deverá ser definido pelo cliente, podendo ser de, no máximo, 12 meses. E, terminado o período estabelecido, caso deseje continuar compartilhando seus dados, você terá que fazer nova autorização.
Viu como não é nada difícil aderir ao open banking? Que tal, agora, lembrar sobre como ele funciona e já fazer o seu cadastro? Basta, CLICAR AQUI!