Sem categoria 22 de setembro de 2021 | Por Tabata Martins

Open banking: o que é?

Você já ouviu falar em open banking, mas não sabe o que isso significa? Ou nunca ouviu sobre e, agora que te perguntamos, ficou curioso (a)? Então, este post é para você, pois foi pensado para lhe ensinar sobre o que é open banking.

O que é open banking?

Open banking é uma expressão em inglês, que, em português, a sua tradução literal é banco aberto. No entanto, aqui, estamos falando de open banking no sentido de ser um novo sistema financeiro já em implantação no Brasil e cujo o seu verdadeiro significado em português é Sistema Financeiro Aberto.

Open banking = Sistema Financeiro Aberto

Open banking ou Sistema Financeiro Aberto é uma iniciativa do Banco Central do Brasil, com os seguintes principais objetivos:

  • trazer inovação ao sistema financeiro brasileiro

  • promover a concorrência no mercado financeiro brasileiro

  • melhorar a oferta de produtos e serviços financeiros para os brasileiros

Assim, o open banking tende a revolucionar a forma como as pessoas lidam com suas relações financeiras, já que acompanha a atual transformação digital e o uso de novas tecnologias no Brasil.

Além disso, o open banking pode ser considerado um novo modelo de negócio sustentado pela adoção de ferramentas tecnológicas, amplas e padronizadas para que a qualidade e uma maior oferta de produtos e serviços financeiros sejam fomentadas entre os brasileiros. Sendo válido ressaltar que um de seus principais argumentos é o pertencimento de dados bancários aos consumidores. Ou seja, apenas quando e se eles autorizarem o compartilhamento, que os dados podem ser disponibilizados a terceiros.

Por fim e em resumo, saiba que o open banking sugere a total integração dos serviços financeiros das instituições financeiras brasileiras com o foco em acelerar e diminuir as burocracias relacionadas.

Entendido o que é open banking? Então, que tal agora CLICAR AQUI e aprender um pouco mais sobre essa novidade no mercado financeiro brasileiro?