Inflação: como funciona e para que serve?
Na semana passada, nós da +P te ensinamos aqui o que, de fato, é inflação, certo? Mas, hoje, o nosso foco é te explicar como funciona e para que serve a inflação. Vamos lá?
Como funciona a inflação?
Para entender como funciona a inflação, você precisa compreender como ela é calculada. Portanto, reforçamos que o cálculo da inflação é realizado com base em uma cesta de produtos e serviços, incluindo, por exemplo, itens de alimentação, vestuário, transporte, despesas pessoais, moradia, saúde e educação.
A partir daí, é feita uma análise do comportamento do preço desses produtos em um determinado período, sendo normalmente um mês, para que, dessa forma, seja possível chegar a uma média percentual do quanto esses custos aumentaram e/ou reduziram.
Nesse contexto, caso a média apurada seja negativa, isso significa que houve deflação no período analisado, já que o valor generalizado de bens e serviços diminuiu. Entretanto, pode também ser que, em um mês, os preços relacionados à alimentação tenham subido 3% e os de transporte 2%. Já os custos de saúde caíram em média 3,5%, não havendo assim mudanças em outras categorias. Mas, neste caso, o valor mensal da inflação será a soma dessas variações, multiplicada pelo peso que cada item (bem ou serviço) tem naquele índice de inflação.
Levando em consideração o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), por exemplo, o peso dos alimentos consumidos em casa é maior do que no cálculo do Índice de Preços para o Consumidor Amplo (IPCA) e isso porque ele considera famílias com renda proporcionalmente menor, como já te explicamos na semana passada.
Já pra saber a variação dos preços em um ano, é utilizado o conceito da inflação intitulado de ‘acumulado em doze meses’, que é o indicador mais citado hoje em dia quando as pessoas falam sobre inflação.
É ainda importante destacar que o ‘acumulado em doze meses’ é fruto da base na variação dos preços em um intervalo de doze meses. E, ao final do ano (em dezembro), a variação em doze meses será a inflação observada naquele ano.
Para que serve a inflação?
Entendido como a inflação é calculada e, consequentemente, funciona, é hora de compreender para o que ela serve.
Bom… Neste caso, podemos dizer que a inflação serve como uma representação do aumento do custo de vida para nós ‘pobres mortais’ e para as empresas, uma vez é resultado da elevação do preço dos produtos e, consequentemente, da desvalorização da moeda. E desvalorização essa que impacta diretamente nas nossas vidas e decisões econômicas do Governo, que precisam ser baseadas exatamente na inflação.
Agora que já sabe como funciona e para que serve a inflação, CLIQUE AQUI e conheça quais são os principais tipos de investimentos financeiros existentes hoje em dia e que podem fazer o seu dinheiro render mesmo com a inflação em alta, como o em previdência privada!