Sem categoria 10 de março de 2021 | Por Tabata Martins

Imposto de Renda: o que é e para que serve?

Imposto de Renda, o famoso IR, o leão que, de ano em ano, ‘ataca’ os nossos bolsos. Brincadeiras à parte, apesar do assunto Imposto de Renda ser comum no cotidiano de todos nós, você já parou para pensar se, realmente, sabe o que é e para que serve o IR? Se chegou a conclusão de que não sabe, este post é para você. Afinal, ele foi escrito exatamente para lhe explicar o que, de fato, é o Imposto de Renda e qual é a sua serventia. Vamos lá?

 

Imposto de Renda: o que é?

 

Instituído por meio da Lei 4.625, de 31 de dezembro de 1922, o Imposto de Renda (IR) é, basicamente, o tributo mais famoso do Brasil. Trata-se de um tributo federal e, como sua própria nomenclatura já dá a entender, é sobre a renda. Ou seja, possui relação direta com quanto cada brasileiro ganha e paga ao Governo, seja ele pessoa física ou jurídica.

 

O IR acompanha a evolução patrimonial dos contribuintes, sendo que, para fazer esse acompanhamento, o Governo solicita aos trabalhadores e empresas que informem quais são seus ganhos anuais para a Receita Federal, o que é a chamada Declaração do Imposto de Renda.

 

Imposto de Renda: para que serve?

 

Depois de entender o que é o Imposto de Renda, você pode estar pensando: o IR e a sua declaração anual serve apenas para o brasileiro pagar ainda mais imposto, certo? Errado! O Imposto de Renda não serve só para o fim de arrecadação não. Pelo contrário! Afinal, é a partir da Declaração do IR que, inclusive, cada brasileiro pode receber de volta parte do dinheiro pago ao Governo mensalmente por meio do desconto desse imposto, o que é nomeado de Restituição do Imposto de Renda.

 

O IR também tem serventia no que diz respeito à demonstração dos rendimentos tributáveis e não tributáveis de cada contribuinte, assim como é o meio pelo qual é realizado o acompanhamento da evolução do patrimônio dos cidadãos brasileiros, uma vez que também é coletada a informação de outros bens adquiridos no último ano, como carros, casas, títulos, entre outros.

 

Entendido o que é e para que serve o Imposto de Renda? Então, que tal, agora, clicar aqui e aprender a como pagar menos Imposto de Renda por meio do investimento em previdência privada?